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Copos comestíveis viram moda no Rio

Empresário fluminense inova ao criar copinhos de fubá

 

 Os copinhos de fubá podem ser usados como base de vários pratos. Foto: divulgação.

Nem sempre é fácil transformar uma ideia em negócio. Quando o empresário Joaquim Pedro Paes Leme decidiu criar a empresa Juca Fubá, em Niterói, precisou de um tempo de capacitação e para desenvolvimento da ideia. Ele e a sócia, Fabiana Paes Leme, investiram em cursos durante seis meses para entender como administrar um negócio, montar uma cozinha industrial e testar o produto.

A ideia inicial surgiu após a criação de um creme de aspargos em uma base feita de fubá servido aos amigos sem nenhuma grande pretensão. Daí em diante foram vários testes com o produto sem lactose, gorduras trans, conservantes e glúten. Depois de encontrar a receita certa, Joaquim Pedro desenvolveu um maquinário próprio para a confecção dos copinhos.

Houve a preocupação em preservar a ideia e o maquinário criado por Joaquim Pedro. Assim, ele procurou o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), onde encontrou orientação empresarial. Ele também recebeu auxílio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre as especificações de uma cozinha industrial, embalagens e no próprio aprimoramento do produto.

Joaquim foi dono de um buffet por mais de cinco anos. Mas, o serviço atendia apenas pessoas conhecidas. A capacitação e a formalização o ajudaram a ter uma visão empreendedora. Hoje, ele já atende supermercados, delicatéssens, restaurantes e bares. Os clientes aprovaram a ideia, por causa do sabor e dos formatos (redondo, triangular, ovalado e quadrado), que atendem a diferentes receitas. Segundo o empresário, ele já serviu até com feijoada e fez bastante sucesso.

A empresa funciona desde março deste ano e já produz mais de 50 mil copinhos de fubá por mês, atendendo 70 clientes em Niterói, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Joaquim Pedro agora está estudando um copinho feito de aipim, uma polenta instantânea e uma linha de recheios para ampliar  a linha de produtos da empresa.

Por: Maria Clara Corsino.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias.

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