
O mercado de orgânicos está em expansão, com um faturamento de R$ 400 milhões. A expectativa com a Copa é dobrar esse valor.
Desde a última segunda-feira, 21, está sendo realizado o projeto Copa Orgânica Brasil 2014. Esse trabalho itinerante tem o objetivo de levar conhecimento sobre os produtos orgânicos aos consumidores, empresários e produtores das cidades-sede dos jogos e municípios vizinhos às mesmas.
Essa oportunidade alcançará mais de 90 mil produtores, a maioria inseridos no contexto da agricultura familiar. Atualmente, o mercado de orgânicos no Brasil está em expansão. O faturamento gira em torno dos R$ 400 milhões. A expectativa é que, com os eventos esportivos, esse valor seja dobrado.
Um estudo elaborado pelo projeto Organics Brasil mostra que a área total orgânica certificada no país corresponde a quase sete milhões de hectares. Toda ela é explorada por 7.721 produtores que produzem 5,2 milhões de tonelada/ano. No total, há 1200 projetos com certificação internacional.
O produto orgânico brasileiro é tradicional no exterior, as exportações acontecem há 15 anos. E ainda tem muito mais potencial. De acordo com o Mapa – Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária, o Brasil possui mais de 400 milhões de terras férteis e agriculturáveis, dos quais 100 milhões ainda não foram explorados.
O principal gargalo é a conscientização do consumidor brasileiro sobre os benefícios do consumo dos produtos orgânicos. O professor Joe Carlo Viana Valle, no curso Como Tornar sua Fazenda Orgânica, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, esclarece que “a agricultura orgânica produz alimentos saudáveis, de elevado valor nutricional, respeito ao meio ambiente e ao homem. Tudo isso permite rentabilidade por meio do uso de técnicas produtivas, nas quais é mais importante o processo de produção e não apenas o produto final”.
A caravana pretende atender um público total de três mil pessoas. As atividades envolvem palestras de sensibilização para produtores e consumidores, e cursos de noção básica de agricultura orgânica. A expansão do setor promete continuar nos próximos anos e atingir um número ainda maior de agricultores.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.