WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Copa do mundo no Brasil será orgânica

Governo federal pretende realizar uma "copa orgânica", o que resultará em uma série de oportunidades para os mais de 90 mil produtores

O mercado de orgânicos está em expansão, com um faturamento de R$ 400 milhões. A expectativa com a Copa é dobrar esse valor.

Desde a última segunda-feira, 21, está sendo realizado o projeto Copa Orgânica Brasil 2014. Esse trabalho itinerante tem o objetivo de levar conhecimento sobre os produtos orgânicos aos consumidores, empresários e produtores das cidades-sede dos jogos e municípios vizinhos às mesmas.

Essa oportunidade alcançará mais de 90 mil produtores, a maioria inseridos no contexto da agricultura familiar. Atualmente, o mercado de orgânicos no Brasil está em expansão. O faturamento gira em torno dos R$ 400 milhões. A expectativa é que, com os eventos esportivos, esse valor seja dobrado.

Um estudo elaborado pelo projeto Organics Brasil mostra que a área total orgânica certificada no país corresponde a quase sete milhões de hectares. Toda ela é explorada por 7.721 produtores que produzem 5,2 milhões de tonelada/ano. No total, há 1200 projetos com certificação internacional.

O produto orgânico brasileiro é tradicional no exterior, as exportações acontecem há 15 anos. E ainda tem muito mais potencial. De acordo com o Mapa – Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária, o Brasil possui mais de 400 milhões de terras férteis e agriculturáveis, dos quais 100 milhões ainda não foram explorados.

O principal gargalo é a conscientização do consumidor brasileiro sobre os benefícios do consumo dos produtos orgânicos. O professor Joe Carlo Viana Valle, no curso Como Tornar sua Fazenda Orgânica, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, esclarece que “a agricultura orgânica produz alimentos saudáveis, de elevado valor nutricional, respeito ao meio ambiente e ao homem. Tudo isso permite rentabilidade por meio do uso de técnicas produtivas, nas quais é mais importante o processo de produção e não apenas o produto final”.

A caravana pretende atender um público total de três mil pessoas. As atividades envolvem palestras de sensibilização para produtores e consumidores, e cursos de noção básica de agricultura orgânica. A expansão do setor promete continuar  nos próximos anos e atingir um número ainda maior de agricultores.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?