WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Controle financeiro nas empresas: como fazer

Conheça os principais indicadores e ferramentas que ajudarão a fazer um eficiente controle financeiro de sua empresa

O controle financeiro é muito importante para o sucesso da empresa

O controle financeiro é muito importante para o sucesso da empresa

O controle e o domínio das finanças de uma empresa é preponderante para sua existência. A viabilidade para criação ou montagem de um negócio perpassa pelos aspectos financeiros.

Por melhor que seja o funcionamento da empresa, sua situação é boa ou ruim à medida que tudo que ela arrecada com as vendas for substancialmente superior ao que ela gasta para operar e produzir.

 

Para que se faça essa análise com êxito, é preciso planejar e organizar todos os valores que tenham implicação na empresa. Normalmente, são utilizados instrumentos como o Balanço patrimonial e o Demonstrativo de resultado para esboçar o ativo, o passivo, o patrimônio líquido, as receitas, os custos e despesas da organização.


Há ainda, dentro dessas contas, subdivisões que evidenciam onde estão concentrados os maiores recursos da empresa e onde estão as maiores obrigações. São eles: ativo circulante, ativo realizável a longo prazo, ativo permanente, passivo circulante e passivo exigível a longo prazo. Além disso, o patrimônio líquido é composto por capitais e reservas de diversas naturezas.


Podemos ver um exemplo claro da importância disso no seguinte caso: uma empresa que possui muitos imóveis. Isso significa que o ativo permanente dela, que é uma subdivisão do ativo, está incorpado. Mas engana-se quem pensa que essa empresa está muito bem por isso. Uma série de fatores devem ser analisados antes de tirarmos maiores conclusões.


Ela pode possuir inúmeros bens patrimoniais como no caso citado, mas pode quase não ter dinheiro em caixa. O que acusaria desta forma, uma liquidez (outro índice importante) baixa. A falta de dinheiro para circulação e para a honra dos compromissos de curto prazo é um problema sério que muitas empresas enfrentam.


Outro aspecto importantíssimo do controle financeiro está ligado à escolha dos fornecedores. É desejo dos empresários adquirir matéria-prima ou o fornecimento do produto vendido a um preço baixo. Obviamente, que é preciso estar sempre de olho na relação preço x qualidade, mas os gestores devem otimizar a escolha na hora da compra e da venda.


Além da relação preço x qualidade, é imprescindível que os empresários estejam ligados aos prazos médios. Os mais importantes são três:


O prazo médio de estoque
Tempo que o estoque demora para girar. É fundamental que a empresa sempre tenha um estoque mínimo para atender com prontidão seus clientes.


O prazo médio de clientes
Tempo que os clientes demoram para pagar totalmente pelos produtos comprados. É importante que se dê crédito e prazo aos clientes, mas isso deve ser feito de maneira racional, sem comprometer a rentabilidade da empresa.


O prazo médio de pagamento aos fornecedores
Tempo que é concedido à empresa para quitar as dívidas com seus fornecedores. Assim, como ela dá prazo ao cliente para pagar, ela deve exigir um espaço de tempo interessante para pagar os fornecedores.


Muitas outras questões devem ser verificadas para que o controle financeiro seja eficiente. É preciso que o gestor se prepare, estude e tenha domínio sobre esse ramo da administração para ter sucesso no seu empreendimento.


No curso “Como Administrar Pequenas Empresas” elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é mostrado, de forma rica e objetiva, todos os fatores que devem ser considerados no controle financeiro das empresas.


Além dele, o curso “Administração Financeira na Pequena Empresa”, também elaborado pelo CPT em parceria com o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, aborda, de uma forma clara e mais detalhada, tudo sobre o ramo financeiro das empresas. Adquira um desses conteúdos e seja um gestor de muito sucesso.


Conheça também os outros cursos da área de Gestão Empresarial.

 

Por: Victor Monteiro Lopes

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

alberto jose

6 de jun. de 2013

muito bom o informativo me ajudou bastante.

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de jun. de 2013

Olá, Alberto!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?