WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Contos de fadas ajudam a criança em seu processo de formação

Ao se identificar com os personagens fictícios, a criança é encorajada a resolver dilemas do mundo real

Ler ajuda a criança a lidar com seus medos e ansiedades

O conto de fadas possui um formato de história que encanta crianças de todas as idades. Ele agrada a todos, pois traz situações com as quais podemos nos identificar. Assim, ele auxilia as crianças a lidarem com os diferentes sentimentos, experimentados nas situações favoráveis e desfavoráveis, que se apresentam no cotidiano.

O enredo e os personagens podem não ser verdadeiros, mas as emoções vividas e os momentos de conflitos imitam a realidade. A criança vê essas semelhanças e se envolve, o que também favorece os processos criativos dela. O leitor ou ouvinte é instigado a propor novas ideias, a discutir com o narrador as possibilidades de interpretação e construção para aquele conto e seus personagens.

Estar em contato com os livros expande nosso conhecimento a respeito do mundo. É uma oportunidade para desenvolver o senso crítico, elaborar pensamentos, exercitar o raciocínio lógico.

Maria Oliveira Cortes, professora do curso Literatura Infantil e Contação de Histórias, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnincas, explica que qualquer leitor, inclusive a criança, projeta sobre o que lê sua vivência, seus anseios, seus temores. Em vista disso, a psicologia explica que as atividades de leitura ajudam as crianças a resolverem problemas psicológicos, comuns à fase de crescimento.

No curso, a especialista em Literatura Maria Oliveira Cortes cita o autor Bruno Bettelheim. Para ele, a criança exorciza seus medos, consegue amenizar suas ansiedades e liberar sua agressividade, nos momentos de catarse, vivenciada ao ler ou escutar contos de fadas.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?