WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Contos de fadas encantam crianças através dos tempos

Essas histórias têm grande valor, pois oferecem dimensões ao imaginário da criança que ela não poderia descobrir sozinha

Eles estimulam a imaginação, apresentam estrutura simples e definem claramente as características dos personagens.

A produção de uma história que agrade crianças envolve, além da criatividade, o domínio das técnicas de elaboração do texto. Essas fazem com que a leitura possa ir muito além do que está explícito nas páginas impressas.

As publicações para crianças são cada vez mais encantadoras, chamam a atenção não só dos pequenos, como dos adultos, com seu ótimo layout. Porém, na hora de escolher um livro infantil, outros fatores precisam ser levados em consideração, como qualidade literária, valores passados e adequação à idade.

Os contos de fadas são um tipo de literatura anacrônica. Conseguem transcender tempo e espaço e são repaginadas em filmes, livros, peças, algumas vezes, perdendo seu significado original. Algumas pessoas os consideram inadequados para crianças, por separarem o bem e o mal de forma estática e apresentarem personagens e condutas que podem assustá-las.

Entretanto, certos psicanalistas afirma que elas são o que há de melhor na literatura infantil. Estimulam a imaginação, apresentam estrutura simples, definem claramente as características dos personagens e, dessa maneira, facilitam a identificação da criança.

“Os contos de fadas têm grande valor, porque oferecem dimensões ao imaginário das crianças que elas não poderiam descobrir sozinhas. Na sua estrutura, nos momentos de catarse, a criança pode estabelecer seus devaneios e dar um novo e melhor direcionamento à sua vida”, destaca a professora Maria Oliveira Cortes, no curso Literatura Infantil e Contação de Histórias, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Por tratarem de questões humanas universais de maneira simbólica e sugerirem soluções simples para problemas internos, eles colaboram para o desenvolvimento da personalidade. São repletos de significado, o qual será apreendido de acordo com o momento da vida.

Para que as crianças não confundam o real e o imaginário, é recomendável que esses textos sejam contados quando as mesmas tiverem a partir de quatro anos, para que possam fazer a distinção entre  os antagonismos e tirar maior proveito do conto.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?