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Consumidor tem preferências mapeadas

Estudos em neuromarketing dão pistas para descobrir o que querem os clientes

O gosto de uma bebida muda de acordo com as ideias e lembranças relacionadas pelo consumidor à marca.

Tradicionalmente, pensamos que é a sutil diferença no sabor ou o tipo de atendimento recebido que faz com que o cliente opte por determinada marca ou serviço. A neurociência, entretanto, apresenta outros fatores responsáveis por nossas escolhas de consumo. Segundo pesquisas, o gosto de uma bebida, por exemplo, muda de acordo com as ideias e lembranças relacionadas à marca pelo consumidor.

Assim, especialistas estão apostando no neuromarketing, por meio do mapeamento do cérebro, para revolucionar a maneira como as marcas, produtos e serviços se relacionam com o público. Estudos indicam que essa técnica pode aumentar o sucesso de uma campanha publicitária em até 80%.

Os valores da ressonância magnética ainda são elevados, por isso, atualmente, essas ferramentas são utilizadas apenas por grandes corporações. Pequenas e médias empresas, entretanto, podem lançar mão de alternativas, como usar conclusões obtidas de estudos similares e propor mudanças para atingir seu público.

O uso das cores é um dos fatores que interfere na reação direta do consumidor aos produtos. A professora Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, pós-graduada em marketing e consultora de várias empresas, afirma no curso Marketing para Pequenas Empresas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que “gosto, é claro, não se discute. Aspectos culturais também não. Escolher entre suaves verdes e azuis, brancos puros ou vermelhos energéticos, para aplicar nos ambientes e propagandas da empresa é uma decisão absolutamente pessoal. Mas os estudos de cor não foram feitos por acaso. Convém levar em conta a sensação que os diferentes matizes causam sobre os ânimos”.

Ligações ou e-mails para felicitar o cliente pelo seu aniversário é outra estratégia importante que contribui para a fidelização do mesmo. Sentimentos como segurança e credibilidade podem ser evocados com o estímulo cerebral certo.

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