
O gosto de uma bebida muda de acordo com as ideias e lembranças relacionadas pelo consumidor à marca.
Tradicionalmente, pensamos que é a sutil diferença no sabor ou o tipo de atendimento recebido que faz com que o cliente opte por determinada marca ou serviço. A neurociência, entretanto, apresenta outros fatores responsáveis por nossas escolhas de consumo. Segundo pesquisas, o gosto de uma bebida, por exemplo, muda de acordo com as ideias e lembranças relacionadas à marca pelo consumidor.
Assim, especialistas estão apostando no neuromarketing, por meio do mapeamento do cérebro, para revolucionar a maneira como as marcas, produtos e serviços se relacionam com o público. Estudos indicam que essa técnica pode aumentar o sucesso de uma campanha publicitária em até 80%.
Os valores da ressonância magnética ainda são elevados, por isso, atualmente, essas ferramentas são utilizadas apenas por grandes corporações. Pequenas e médias empresas, entretanto, podem lançar mão de alternativas, como usar conclusões obtidas de estudos similares e propor mudanças para atingir seu público.
O uso das cores é um dos fatores que interfere na reação direta do consumidor aos produtos. A professora Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, pós-graduada em marketing e consultora de várias empresas, afirma no curso Marketing para Pequenas Empresas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que “gosto, é claro, não se discute. Aspectos culturais também não. Escolher entre suaves verdes e azuis, brancos puros ou vermelhos energéticos, para aplicar nos ambientes e propagandas da empresa é uma decisão absolutamente pessoal. Mas os estudos de cor não foram feitos por acaso. Convém levar em conta a sensação que os diferentes matizes causam sobre os ânimos”.
Ligações ou e-mails para felicitar o cliente pelo seu aniversário é outra estratégia importante que contribui para a fidelização do mesmo. Sentimentos como segurança e credibilidade podem ser evocados com o estímulo cerebral certo.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.