A grande ideia existe, mas ao seu redor o medo permanece. Um empreendedor nessa fase precisa de aconselhamentos. Na história dos grandes empresários brasileiros sempre existiu alguém que era considerado o verdadeiro “guru”.
A estratégia é procurar alguém que seja exemplo, modelo de aprendizado. Esse consultor deve ser uma rica fonte de informações, ser equilibrado em seus relacionamentos, ter postura e atitudes inovadoras, principalmente, precisa ser alguém sincero e muito motivador.
A dica da empresária, veterana no ramo de restaurantes, Ana Francisca de Oliveira Rodrigues, é “analisar o mercado e observar o que está escasso. Esse é o primeiro passo de quem quer instalar um negócio. A escassez é que torna o produto valioso e apreciado; portanto, se você quer ser bem sucedido, observe bem onde pretende instalar o seu restaurante e se há público. É importante fazer uma pesquisa, procurar conhecer a concorrência e observar bem o que falta no local. Estude, também, o gosto das pessoas que trabalham ou estudam na região, o seu nível intelectual e o padrão econômico”.
Esse é um ramo de negócios que está começando a se formar no Brasil. Uma nova geração de executivos que estão se aposentando, após 30, 40 anos de carreira e experiência adquirida, trocam ideias com as pessoas e norteiam sobre ir ou não em frente na concretização de um negócio. Nos Estados Unidos, esse tipo de ofício é bastante valorizado.
Ana Francisca ingressou nesse ramo por meio de uma parceria com o CPT – Centro de Produções Técnicas. Toda a sua experiência está no curso Como Montar um Restaurante Self-Service. “O público só aparece em maior número depois que as pessoas têm uma boa referência do restaurante. As tradicionais faixas na frente do estabelecimento durante a instalação ou reforma, e panfletos espalhados em toda a região próxima, na última semana, são os maiores recursos de propaganda usados pelos iniciantes”, sugere a empresária.
Por: Ariádine Morgan
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