Fazer doces não é um trabalho difícil. Você precisa preparar-se, adquirir informações e praticar o que aprendeu. Há detalhes fundamentais no preparo desses produtos que você deve conhecer, pois muitos deles serão empregados na maioria das receitas. Além de preocupar-se com a higiene pessoal e a do local, em providenciar matéria-prima de excelente qualidade e conseguir fornecedores confiáveis, você precisa se munir dos conhecimentos acerca da prática de fazer doces finos.
Para ser um ótimo doceiro é necessário estar ciente de algumas instruções básicas. Denise Andrade Khroury, professora do curso Produção de Doces Finos para Festas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, apresenta algumas dicas.
Derretimento do chocolate
O chocolate é muito utilizado para a produção de doces. É indispensável ter alguns cuidados na hora de usá-lo. Um deles é conservá-lo em local seco e ao abrigo de luz e do ar, sob temperatura de 12ºC a 20ºC, essa é uma forma de evitar que o chocolate desenvolva sabor e odor desagradáveis.
Outra dica é quanto ao derretimento do chocolate. De acordo com Denise Andrade Khroury, ele não deve ser levado diretamente ao fogo para não prejudicar a qualidade da mateiga de cacau. Portanto, é aconselhável derretê-lo sob tempetura entre 40ºC e 45ºC, em banho-maria ou micro-ondas. Vejas os passos, no vídeo abaixo.
Ponto de chantilly
Ao preparar o chantilly, é recomendável utilizar creme de leite fresco em vez de pausterizado, pois os aditivos desse produto não permitem obter o ponto adequado. Para fazê-lo você deverá bater o creme de leite na batedeira até que ele engrosse. Em seguida, se necessário, acrescente açúcar com a batedeira em baixa rotação. Quando terminar essa etapa, aumente a rotação e quando o creme tornar-se claro, brilhante e consistente, terá alcançado o ponto de chantilly.
Obtenção de claras batidas em neve
Bater claras em neves é simples, mas você precisa garantir que interromperá o processo no momento certo. Se isso não acontecer, as claras perdem água e talham. Sendo assim, a batedeira precisa estar em baixa rotação e as claras devem estar geladas, afirma Denise Andrade Khroury.
Por Luci Silva
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.