
Ao contrário do que muitos imaginam, acidentes com cães e gatos de estimação acontecem a todo momento. Intoxicações, envenenamentos, choques elétricos, atropelamentos, ataques de outros animais, queimaduras e quedas precisam ser tratados o quanto antes para que o quadro geral do animal não se agrave ainda mais. Por isso, é fundamental saber o que fazer caso algo aconteça com o seu pet. Tratam-se de ações que devem ser realizadas imediatamente após acidentes até que o atendimento do médico veterinário aconteça.
Segundo a especialista, os primeiros socorros em cães e gatos devem ser simples, mas essenciais - para evitar males ainda maiores ao animal. Junto a essas primeiras ações, é vital chamar imediatamente o médico veterinário para que ele se prepare especificamente para o tipo de acidente no qual o bichinho de estimação se envolveu.
Depois, o melhor a fazer é encaminhar o pet para tratamento adequado em hospital veterinário. No caso de fraturas, o animal deve fazer raios x, tomografia e/ou ultrassom para averiguar o grau da fratura e a necessidade (ou não) de uma cirurgia. Se no local houver feridas, não deixe o animal lamber – limpe a região com soro fisiológico e cubra o ferimento com gaze ou pano limpo.
Outro fator de fundamental importância é não medicar cães e gatos com remédios para humanos. Muitos medicamentos são tóxicos aos animais ou a dosagem não equivale ao peso do animal. Só o médico veterinário tem o conhecimento adequado para prescrever a medicação e o tratamento necessários aos bichinhos de estimação.
Os Cursos CPT desenvolveram o Curso a Distância CPT Primeiros Socorros para Cães e Gatos - Principais Acidentes, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, elaborado pela professora Alessandra Sayegh Arreguy Silva, médica veterinária especialista em clínica e cirurgia em pequenos animais. O curso ensina como proceder diante dos principais acidentes que podem ocorrer com cães e gatos - que se encontram em pet shops, em estabelecimentos de banho e tosa, em hotéis para animais e em residências.
Dentre os principais tópicos abordados, estão procedimentos no animal em caso de inalação de fumaça, engasgo, asfixia, afogamento, choque elétrico, hipotermia, queimaduras, ferimentos, hemorragias, deiscência, atropelamentos, fraturas, luxações, envenenamentos, intoxicações, picadas por animais peçonhentos, alergias, choque anafilático, entre outros assuntos de suma importância.
Saiba como proceder em caso de emergências com os pets. Adquira já o seu Curso CPT Primeiros Socorros para Cães e Gatos!
Conheça também o Curso a Distância CPT Primeiros Socorros para Cães e Gatos - Parada Respiratória e Cardíaca, Desmaios, Estado de Choque e Convulsões, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Lupus Alimentos e Doutor Homeopet.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.