
Para estruturar um plano de cargos e salários efetivo e produtivo, dois fatores são fundamentais - hierarquia de cargos e mercado.
Da mesma forma, a empresa deve implantar uma boa política administrativa com critérios predeterminados para possibilitar uma avaliação remunerativa justa e positiva. Com isso, a corporação ganha em produtividade e o ambiente de trabalho torna-se mais harmonioso e colaborativo.
“O plano de cargos e salários estabelece a estrutura de cargos da empresa, define as responsabilidades, as atribuições de cada um e o nível salarial coerente e compatível com a realidade da empresa e do mercado”, afirma Alexandre Pescuma, professor do Curso CPT Como Implantar um Plano de Cargos e Salários.
Inicialmente, devem ser coletadas informações em âmbito organizacional, funcional e hierárquico da empresa. Em seguida, devem ser determinadas a remuneração praticada na empresa, assim como as políticas adotadas para cada cargo.
Não podemos nos esquecer de avaliar o mercado e qual a política de salários e cargos adotada pelas empresas concorrentes. Todos os dados devem ser criteriosamente mensurados para o sucesso do plano.
Em relação à pesquisa salarial, é importante considerar todos os níveis de remuneração existentes no mercado no mesmo campo pertencente à empresa. Com isso, será adotada uma política salarial igualitária e equilibrada.
Na elaboração do plano, todos os valores das faixas salariais para cada cargo ou grupo de cargos da empresa são determinados conforme o salário médio praticado no mercado.
O plano de cargos e salários (PCS) determina uma política salarial justa e competitiva, embasada nos interesses da corporação nos valores de mercado, mas de forma equitativa. Além disso, o projeto de elaboração do plano cria estruturas salariais, que retêm seus profissionais e atraem novos colaboradores.
Enfim, ele harmoniza os interesses econômico-financeiros da empresa com os interesses de crescimento e qualidade de vida de seus colaboradores.
O curso elaborado por Alexandre Pescuma, administrador de empresas - com MBA em recursos humanos, o aluno aprende a elaborar e a implantar um plano de cargos e salários. Ele é voltado para empresários das mais diversas áreas, administradores de empresas, chefes de setores, coordenadores de equipes, profissionais liberais e estudantes, ou ainda profissionais interessados em atuar nessa área.
Dentre os temas abordados no curso, o aluno aprenderá sobre função e objetivos da administração de cargos e salários, levantamento de atividades e tarefas, processo de análise e identificação de cargos, avaliação e classificação de cargos, métodos de avaliação de cargos, pesquisa salarial, definição da política salarial, determinação das faixas salariais, construção de um plano de cargos e salários, remuneração por habilidades e competências, além de outros tópicos fundamentais para que todos aprimorem seus conhecimentos no PCS.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: RH Portal Solides.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.