WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça as diversas funções do Enem

Mais de 5 milhões de pessoas devem prestar o exame que faz bem mais do que selecionar para as universidades federais

 

 Notas do Enem pode ser usadas no Prouni, Fies, Sisu, Ciência sem Fronteiras e para a obtenção de certificado do Ensino Médio.

Desde 2009 o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornou o principal meio de ingresso nas universidades e institutos federais através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Muitos deles até extinguiram os vestibulares, o que reforçou ainda mais a importância da prova. No entanto, apesar de este ser o maior motivo para as pessoas realizarem a prova, não é o único.

O Enem foi criado para que os participantes e o governo testem os conhecimentos adquiridos no Ensino Médio. Em 1998, ano em que foi criado, 157 mil pessoas fizeram o exame. Depois de um crescimento progressivo e vertiginoso, além de drásticas mudanças estruturais, no próximo fim de semana, nos dias 3 e 4 de novembro, mais de 5,7 milhões de pessoas farão as provas.

O crescimento do Enem aconteceu principalmente por causa das sucessivas mudanças no status de importância da prova. A primeira delas foi a criação do Programa Universidade Para Todos (ProUni), que oferece bolsas nas faculdades particulares. A partir de então, o governo ampliou bastante a influência do exame na vida dos estudantes.

Além de selecionar para as instituições de ensino superior federais e para as bolsas do ProUni, o estudante que realizar o Enem no próximo fim de semana poderá tentar também o Financiamento Estudantil (Fies), o Ciências sem Fronteiras e a Certificação do Ensino Médio.

O Fies é usado há muito tempo para o financiamento de cursos superiores particulares, através dos bancos públicos. No entanto, ele recentemente foi ampliado pelo governo e o Enem passou a ser aceito como requisito para adquirir o benefício. Diferentemente do ProUni, neste caso, os alunos precisam pagar o valor do curso depois de concluída a graduação. Mas, a vinculação ao Enem facilitou bastante o processo de obtenção do financiamento.

O Ciência sem Fronteiras usa o Enem na fase classificatória do processo, que oferece cerca de 101 mil bolsas de estudo no exterior a alunos de graduação e pós-graduação. Já quem não concluiu o ensino médio pode usar o resultado do exame para obter a Certificação do Ensino Médio. Para isso, é necessário tirar uma nota superior a 450 pontos em cada área e 500 na redação.

As provas do Enem são compostas por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, sendo que elas respondem por diferentes áreas do conhecimento. Além das questões, consta de uma proposta de redação. No sábado, dia 3, serão feitas as provas de ciências humanas e ciências da natureza, das 13h às 17h30. No domingo, é a vez das provas de linguagens, matemática e a redação, de 13h até as 18h30.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela execução do Enem, recomenda que os candidatos cheguem cerca de meia horas antes nos locais de prova. É preciso levar documento de identidade com foto, o cartão de confirmação de inscrição e caneta esferográfica preta ou azul.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!