
Uma boa hidratação semanal pode ajudar a evitar muitos problemas nos cabelos. Foto: reprodução/Mundo das Tribos.
A falta de cuidados no dia a dia é a principal causa dos maiores problemas que acometem os cabelos: oleosidade em excesso, pontas duplas, falta de crescimento e queda. Claro que a genética influi muito, mas qualquer pessoa pode ter cabelos saudáveis se forem tomadas as medidas necessárias. E não é nada difícil. Confira as causas e o que fazer para manter os fios sempre bonitos e saudáveis:
Falta de crescimento: os cabelos precisam de nutrientes para crescer. O normal é cerca de dois centímetros ao mês. Menos do que isso, os fios começam a quebrar e ficar mais frágeis. Não adianta aplicar produtos para crescimento diretamente nos fios. Assim, o melhor é manter uma alimentação saudável e balanceada, rica em vitaminas, sais minerais e proteínas.
Queda: os fios podem começar a cair por diversos motivos. Um deles (mais raro nas mulheres) é a genética e neste caso só procurando um médico para consultar a melhor forma de controlar o problema, já que não tem cura. Distúrbios hormonais também podem causar a queda. Neste caso, costumam sair tufos inteiros e também só podem ser tratados através de medicação. Já se o cabelo estiver quebradiço, ocorrendo perda de partes dos fios, o problema é nutricional. Assim como a falta de crescimento, uma boa alimentação pode resolver.
Uma causa muito comum é o estresse, cujos sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente é uma mistura de todos os outros tipos. Neste caso, a ajuda de um profissional também é bem-vinda, mas procure fazer atividades físicas, além de não agredir os fios com químicas pesadas, como alisamentos e tinturas.
Pontas duplas: com o tempo, se o cabelo ficar muito tempo sem corte, é natural que elas apareçam, já que as pontas tendem a afinar e se dividir. Mas, o uso excessivo de produtos químico pode piorar bastante. A verdadeira solução é a tesoura mesmo. Além de cortar, aplicar reparadores de ponta e hidratantes com queratina pode ajudar a recuperá-las e prevenir as pontas duplas.
Oleosidade excessiva: o couro cabeludo normalmente produz oleosidade para proteger os fios. No entanto, em excesso, ela pode deixar o cabelo sem brilho e ensebado. As causas podem ser variadas, desde genética até estresse e alimentação inadequada. Para evitar e tratar, os produtos precisam ser adequados para o tipo de cabelo. Também é importante evitar lavar na água muito quente e ficar muitos dias sem lavar. Não use produtos oleosos na raiz, pois eles ajudam a aumentar a oleosidade.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.