WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Concurso incentiva a busca pela qualidade do café em Minas

A meta é aumentar em 20% o número de amostras participantes

 

Concurso pretende incentivar a produção de café em Minas. Foto: DeviantART.

O Concurso de Qualidade de Cafés de Minas Gerais, promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado, pretende premiar a melhoria na qualidade do produto, baseada em boas práticas de produção. Na edição, o evento espera aumentar em 20% a quantidade de amostras participantes.

O secretário de Agricultura, Elmiro Nascimento, afirmou que devem ser coletadas pelo menos 2 mil amostras em propriedades das quatro principais regiões produtoras do estado (Cerrado, Matas de Minas, Chapadas de Minas e Sul de Minas). Segundo ele, os produtores estão bastante estimulados a participar do concurso, por isso é bem possível atingir essa marca.

Segundo o coordenador do concurso, Marcos Fabri Júnior, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), os premiados devem receber um certificado e um diploma de classificação, na primeira, segunda ou terceira colocação, nas categorias: natural e cereja descascado, despolpado, desmucilado. Os produtores também receberão um laudo com todas as características do café produzido e notas de zero a cem, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês).

Fabri Júnior acredita que a realização do concurso, bem como a classificação e a demarcação das características de cada café, incentiva os produtores a buscarem soluções e tecnologias para melhorar a qualidade do produto. Para ele, o concurso também ajuda no reconhecimento da qualidade do café mineiro e estimula o crescimento da produção no estado.

As amostras podem ser entregues até o dia 20 de setembro, nas unidades da Emater-MG. Elas precisam ser da variedade Arábica e da safra 2011. As análises serão feitas de 23 de setembro até 30 de novembro. A solenidade de premiação deve ser marcada para o mês de dezembro, quando deve acontecer um leilão dos cafés premiados.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?