WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Concentração e sua relação com o aprendizado

Com o controle mental aproveita-se mais o tempo e melhora-se a capacidade de aprendizado

Embora cada pessoa tenha um método de estudo, existem condições necessárias para o aprendizado.

Um fator importante para a memória é a concentração. Ela pode ser definida como a aplicação intensa da inteligência, e para exercitá-la deve-se buscar um ambiente que ofereça o mínimo de estímulo. A postura relaxada também auxilia no grau de concentração.

Os fatores de distração podem ser ansiedade, preocupações, pensamentos divergentes,  acontecimentos inesperados, ruídos, luminosidade, entre outros. Para ultrapassar essas barreiras, o primeiro passo é identificá-las. Embora cada pessoa tenha seu próprio método de estudo, ouvindo música, sozinho ou em pequenos grupos, existem condições consideradas necessárias para o aprendizado.

Algumas dessas são ter todo o material ao alcance, sinalizar que não deseja ser interrompido e ter o hábito de fazer uma única atividade, passando para a próxima somente depois de concluí-la. As pausas também são importantes. Para o tempo de distração faça algo diferente, por exemplo, se estava sentado ande um pouco, se estava ouvindo música desligue o aparelho.

Evite deixar tudo para última hora. Concentrar em algo por muitas horas do dia pode não render o que você almeja. Marcos Barbosa, professor do curso Técnicas de Memorização, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, lembra que, depois de um certo tempo com a atenção direcionada, o cérebro já não consegue assimilar com eficiência.

A tarefa de se concentrar é um pouco difícil, porque exige muito controle mental, uma vez que a mente não para de produzir pensamentos. Mas ela é importante, pois contribui com o aproveitamento de tempo e aumenta a capacidade de aprendizado.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Técnicas de Memorização

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?