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Estratégias para a eficácia da comunicação empresarial

Tanto ao falar quanto ao escrever, use um vocabulário do domínio de todos

O bom comunicador primeiro ouve e depois fala.

O bom comunicador primeiro ouve e depois fala.

A comunicação interna é fundamental para o bom andamento de uma empresa. Se as pessoas não falam a mesma língua, elas não desenvolvem, e por consequência, a empresa não alcança os seus objetivos organizacionais.

O bom comunicador primeiro ouve e depois fala. Dessa forma, ouça o interlocutor antes de manifestar a sua opinião e evite falar junto com ele. Tanto ao falar quanto ao escrever, use um vocabulário do domínio de todos. Evite palavras muito complexas e rebuscadas.

O professor e consultor Hélvio Tadeu diz no curso Gestão de Pessoas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que na comunicação escrita deve-se reduzir as palavras para que não seja preciso dedicar muito tempo à leitura. “O interessante nesse processo é que você seja objetivo. Se precisar detalhar a informação, faça isso utilizando gráficos, ilustrações, desenhos e até animações para que tudo fique bem esclarecido”.

As pessoas são mais sensíveis ao tom de voz do que ao significado das palavras. Somente 8% da comunicação está naquilo que o ser humano diz. O tom da voz é responsável por 38% da comunicação e o comportamento por 54%. Isso quer dizer que o poder está em como se vive aquilo que se quer tentando transmitir.

O papel das lideranças na comunicação organizacional tem sido considerado bastante estratégico. Assim, muitas empresas já tem buscado treinamento para seus gestores, a fim de sensibilizá-los e conscientizá-los.

De acordo com Analisa Brum, pioneira nos estudos sobre endomarketing no Brasil, o papel do líder, hoje, inclui desafios como, promover o direcionamento da informação, ter uma visão empresarial ao repassá-la ao subordinado e, principalmente, fazer com que ela sirva como fator de motivação da equipe.

Para se comunicar, muitas empresas utilizam jornalzinho, murais e folders. Mas é possível ir além, promovendo cafés, reuniões para a direção responder as perguntas diretamente aos funcionários e um canal aberto e sigiloso entre os líderes e subordinados.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Gestão de Pessoas

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