
A forma como a empresa escolhe as cores, o material do piso e exposição de seus produtos, comunica e cria expectativas no cliente.
Lojas comerciais estão sempre gastando em publicidade e esquecem que o estabelecimento é um aliado para consolidar a imagem e a atitude da marca. É no ponto de venda que o consumidor se torna o protagonista da propaganda, sendo o melhor momento para conquistá-lo. A forma como a empresa escolhe as cores, o material do piso e exposição de seus produtos, comunica e cria expectativas no cliente.
Para pintar a loja, o empresário deve definir uma cor que respeite o conceito da marca comercializada. Uma regra é nunca escolher o tom somente por modismo e/ou beleza. Por outro lado, o piso, mesmo sendo feito de forma natural, pode forçar o público a traçar um caminho dentro da loja. Isso é interessante para estimular a compra de produtos em destaque nesse percurso. Mas, muito cuidado na decisão do revestimento do ponto comercial, pois ele determina, para o consumidor, se a loja vende produtos caros ou mais baratos.
O conforto é algo desejado por qualquer freguês. Se o empreendedor também possui uma loja virtual é preciso manter o mesmo compromisso com o conceito da empresa. As mesmas preocupações para atrair o cliente devem prevalecer nos dois modelos de comércio.
Com relação à vitrine, evite que ela passe muitas informações. Uma pessoa leva, em média, cinco segundos para decidir se entra na loja e, por isso, a vitrine deve ser objetiva. Ela deve contar com espaços livres, que permitem a visualização correta de cada produto. Uma dica é expor os produtos em diferentes alturas, pois cria movimentos e atraem o olhar.
Segundo o estilista e vitrinista Geraldo Cézanne, no curso Técnicas de Decoração de Vitrines, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “a iluminação é um fator de grande importância dentro da vitrine, tendo a função de criar destaque para as peças que a compõem. É preciso tomar cuidado na escolha delas, pois a errada pode alterar a cor do produto exposto, assim como toda a composição”.
Lembre-se que a vitrine tem um enorme poder de sedução, sendo chamada de vendedor silencioso. Ela consegue desviar o olhar do cliente e fazê-lo desejar um produto que até então não estava nos seus planos.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Wanilce Mara Borges
5 de abr. de 2017Como não dispunha de recursos financeiros pra trocar o piso de minha loja, resolvi pintá-lo de amarelo. Esta cor pode me favorecer ou prejudicar mas vendas?

Resposta do Portal Cursos CPT
6 de abr. de 2017Olá Wanilce,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Se a sua loja não for de comda, não é recomendado que se use a cor amarela, pois ela pode causar náuseas e ser um pouco irritante.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos