O mundo está cada vez mais conectado à internet e não há como ficar de fora da rede. Se as pessoas se renderam ao e-mail, às redes sociais, aos álbuns online e aos diversos serviços oferecidos, as empresas também não podem fechar os olhos para as grandes oportunidades oferecidas pela web.
A maioria das empresas atualmente possui um site, inclusive perfis e páginas nas redes sociais. Mas, muitas não sabem como usá-los para o próprio crescimento. O gerente de vendas para pequenas e médias empresas do Google, Luciano Santos, listou em reportagem da revista PEGN sete dicas para desenvolver um negócio através da internet.
1. Público-alvo: antes de entrar no mundo digital, é importante saber e conhecer qual é o público que se pretende atingir. Todas as estratégias de marketing e publicidade devem ser voltadas para esse público, e de modo local. Assim, o público será determinante para a aparência, a linguagem, as formas de venda e de divulgação da empresa.
2. Criação da página: o site na internet precisa ser claro, organizado e atraente. Aproveite todas as oportunidades oferecidas pelo meio e não poupe esforços para criar vídeos, mapas, imagens, ofertas, promoções e textos que aumentem as possibilidades de visitas e vendas. Criar uma página hoje está cada vez mais fácil, pois existem programas e sites que oferecem hospedagem e registro grátis.
3. Informe a localização da empresa: a internet é um espaço virtual, mas os clientes precisam saber da existência real da empresa. Disponibilize diversas informações, como telefones, endereços, horário de atendimento e fotos do local. Aproveite diversas plataformas de mapas, como o Google Maps, para que os clientes conheçam a localização da empresa.
4. Instrumentos de propaganda: a internet é a mídia que mais cresce em termos publicitários, sendo que 7 em cada 10 usuários consultam sites sobre produtos. Existem diversas formas de fazer publicidade na internet. Aproveite, por exemplo, o potencial que ela oferece para fornecer anúncios direcionados a cada tipo de cliente e em determinado local.
5. Use as redes sociais: cerca de 90% dos usuários de internet no Brasil usam as redes sociais. Assim, crie uma relação direta e muito próxima dos clientes com um perfil e uma página da empresa ou do produto. Existem diversas delas, como o Facebook, o Twitter e o Google+.
6. Invista em vídeos: é possível produzir vídeos de qualidade e com baixo custo. Eles podem ser bastante úteis para atrair os clientes, transmitir informações sobre a empresa, o produto ou o setor e aumentar o tempo de permanência no site da empresa. Um canal próprio no Youtube pode ajudar a divulgá-los.
7. Acompanhe os resultados: depois de implantar todo um sistema na internet, é importante saber se este é o caminho certo e o que pode melhorar. Existem diversas ferramentas de medição, como o Google Analytics, que mostram todas as informações sobre as visitas e o conteúdo do site. É preciso lembrar que todos os visitantes são clientes em potencial, portanto é essencial acompanhar todo o funcionamento do site e a relação dele com os usuários.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.