No caso de cabelos quase totalmente brancos é aconselhável usar a tintura permanente, pois os tonalizantes não costumam cobrir muito bem esse tipo de cabelo
Mulheres, em geral, não gostam de expor seus cabelos brancos, pois eles parecem traduzir que o amadurecimento está chegando aos poucos. Já os homens não costumam se preocupar muito com essa mudança no visual, mesmo assim existem alguns que preferem tingir os cabelos ao invés de exibir o charme dos cabelos grisalhos. Existem dois tipos de aplicações que podem ser muito úteis para colorir cabelos brancos, o retoque de raiz e a coloração em cabelos quase totalmente brancos, confira como é feito:
Retoque de raiz
Nos cabelos com raízes muito brancas é preciso fazer uma pré-pigmentação para que a cor fixe e cubra melhor os fios brancos.
Esse processo consiste em passar nos fios brancos, a tinta. Neste momento, ela não poderá estar misturada com a emulsão, e deixar agir. O tempo de pausa é o tempo que se leva para preparar o produto com a emulsão. Imediatamente, após, a emulsão é aplicada no cabelo por cima da primeira aplicação.
Os cabelos deverão estar divididos, como deve ser feito para qualquer tintura, ou seja, em 4, do alto até a nuca e de orelha a orelha. Depois que tiver passado o creme puro em toda a parte onde o cabelo está branco, proteja a testa, as orelhas e a nuca com um creme neutro.
Se for utilizar tonalizante, é necessário molhar os cabelos antes da aplicação. Passe o produto normalmente, como no cabelo virgem. Mas aplique somente na raiz. Comece aplicando onde há maior concentração de cabelos brancos, geralmente, na região da testa e das têmporas, onde se fez a pré-pigmentação. Aplique primeiro na raiz, deixe o tempo de pausa, que é de 20 min, e depois puxe para as pontas. Deixe mais 10 min. Não economize produto nos cabelos brancos para que o trabalho seja satisfatório.
Depois desse tempo, enxágue bem até que a água saia transparente. Em seguida, lave com xampu e condicionador para cabelos coloridos. Você poderá ver que as raízes estarão totalmente cobertas com a coloração.
Cabelos quase totalmente brancos
Em cabelos quase totalmente brancos é preciso fazer um processo chamado de mordassagem. Esse processo faz com que a tintura dure mais tempo e cubra perfeitamente os fios brancos. A mordassagem abre bem as cutículas para que a tintura penetre mais profundamente. Consiste em passar nos fios brancos a emulsão reveladora e deixá-la nos cabelos no tempo em que se prepara a tintura permanente. Nesse caso, é aconselhável usar a tintura permanente, pois os tonalizantes não cobrem muito bem os cabelos quase totalmente brancos.
Aplique a tintura em todo o cabelo por cima da emulsão já aplicada. Se a tinta for escura, proteja a pele da cliente com o creme neutro. Passe a tintura da raiz às pontas. Quando aplicar em todo o cabelo, massageie bem e deixe agir por 40 min.
Passado o tempo de pausa da tintura, enxágue bastante. Em seguida, lave com o xampu e condicionador próprio para cabelos tingidos.
Confira outras técnicas de aplicações para tingir os cabelos, acessando o Curso Como Colorir Cabelos Femininos e Masculinos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Por: Paula Tibúrcio
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

IRIS APARECIDA MARTINS
24 de mar. de 2013Tenho meus cabelos grisalhos

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de mar. de 2013Olá, Iris!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

george porto da motta
19 de fev. de 2013Olha sensacional essa matéria, e muito breve vou adquirir alguns cursos para o meu conhecimento.

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de fev. de 2013Olá, George!
Ficamos felizes com sua visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos