WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como proceder após a aprovação em concurso

É preciso planejar as finanças e organizar o tempo, antes e depois da prova

 

A aprovação num concurso depende de planejamento, estudo e muita dedicação. Foto: reprodução/FNDE.

A jornada até a aprovação em um concurso pode ser bastante longa e difícil. São meses, ou anos, de dedicação, estudo e planejamento para conseguir a tão sonhada vaga na carreira pública. Para realizar este sonho, muitos candidatos abrem mão de muita coisa, entre elas, até o emprego. A estratégia pode ser arriscada (para uns mais, para outros menos), mas é a preferência de muitos.

Antes de abandonar o emprego, é preciso se planejar. Antes, é necessário cortar alguns gastos extras, como roupas, viagens e festas. É importante colocar no papel quanto tempo poderá dispor para se dedicar exclusivamente aos estudos. Assim, depois de avaliar o dinheiro necessário para o sustento e o quanto poderá economizar, dá para sair do emprego.

O apoio da família também pode ser decisivo, pois o cônjuge, ou os pais, poderão prover os gastos da casa por um tempo. Neste caso, é preciso conversa e planejamento de ambas as partes. É importante ter em mente que prestar concursos é um investimento arriscado e trará despesas com inscrições, viagens, hospedagens, entre outras coisas.

O mesmo planejamento deve ser feito depois de aprovado. Com tanto esforço, vem a recompensa de ser aprovado e outras providências. Primeiro, é preciso se preparar para o período antes de ser chamado. Entre o resultado do concurso e a nomeação pode haver meses. Por isso, é essencial estar preparado financeira e emocionalmente para esse período.

Financeiramente a preparação precisa ser a mesma de antes, só que com um pouco mais de rigor em relação às finanças. Sempre vale uma comemoração, mas é preciso ter consciência de que será uma vida nova, a qual demandará custos e muitos. Prepare-se para um mês sem salário e novas possíveis despesas, como transferência de cidade, viagens, hospedagens e até a compra de roupas novas, dependendo do novo emprego.

Caso esteja trabalhando, fique atento à lista de classificados para pedir demissão a tempo da nomeação. A maioria dos concursos costuma dar um tempo de cerca de um mês para os convocados. Esse é o tempo exato para cumprir o aviso prévio. Emocionalmente, controle a ansiedade e tenha equilíbrio para planejar todas as ações que podem te levar ao sucesso. Até lá, boa sorte!

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?