WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online
Cursos da Área Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Treinamento de Recepcionista Curso Treinamento de Secretária Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Falar em Público Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 11Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 18Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Como preparar apresentações

Saiba o que é preciso fazer em suas apresentações na universidade ou no trabalho

 

É importante conquistar o público durante uma apresentação. Foto: DeviantART.

Muitas pessoas têm medo de falar em público. Não importa a área de atuação e o local, fazer uma apresentação pode trazer um verdadeiro pânico. Mas, essa é uma tarefa comum em vários momentos, como apresentar um seminário na escola ou na universidade e projetos no trabalho. Por mais que possa dar medo, esta é uma situação que não podemos evitar.

Além dessa aflição em falar em público, o conteúdo e o modo como ele será exposto provoca dúvidas e só fazem aumentar o receio. Como não transformar essa situação em um sofrimento para quem está assistindo e para si mesmo?

Mostrar uma ideia e de modo convincente não é muito simples. Se as falas forem baseadas em um texto, muitas vezes ficam bem repetitivas. Assim, é importante que a apresentação seja algo além do que traz o material utilizado, como um texto acadêmico ou uma planilha de custos, por exemplo.

O sucesso de uma apresentação se baseia muito em quanto as pessoas estão prestando atenção ao que está sendo transmitido. Muitas vezes, é complicado se fazer entendido. É preciso prender todos os sentidos dos interlocutores para que eles não se dispersem. Para isso, a apresentação precisa usar de todos os artifícios sensoriais possíveis. Claro que tomando o cuidado para não se desprender do conteúdo.

Desse modo, os efeitos visuais são bem-vindos, mas é preciso ter cuidado. A utilização de figuras, gráficos, fotos e uma boa diagramação pode tanto ser muito eficiente quanto cansativa para o público. O equilíbrio nessas horas é sempre o melhor. Todos esses recursos visuais podem ser intercalados para evitar a monotonia.

Por exemplo, enquanto você fala, uma imagem na tela do projetor de slides pode retratar o que está sendo dito. Da mesma maneira, quando um slide trouxer um trecho de um texto ou tópicos teóricos, cite situações do cotidiano. É bem mais fácil que eles se identifiquem com o que você está dizendo e podem compreender melhor a ideia transmitida.

Vídeos e músicas também são muito úteis, mas apenas se realmente tiverem relação com o conteúdo, se forem curtos e muito interessantes. Caso contrário, o efeito pode ser o oposto. Na maioria das vezes, o melhor mesmo é ser objetivo, usar exemplos e demonstrativos apenas para esclarecer uma ideia, não para repeti-la.

Outra sugestão importante é interagir com a plateia. É mais difícil prestar atenção a uma pessoa falando sozinha por muito tempo. Quanto mais demorada for a apresentação, mais difícil fica de se concentrar. Cuidado apenas com algumas brincadeiras, pois as pessoas podem não gostar.

Essas dicas valem tanto para apresentações acadêmicas quanto profissionais. Na verdade, a diferença entre elas está apenas no conteúdo e no público. Falar para uma plateia pode não ser uma tarefa muito fácil, mas estar bem preparado, ou seja, ter conhecimento sobre o tema e uma boa apresentação podem ajudá-lo bastante.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!