Mãe é sinônimo de sentimentos puros, como paz, amor, conforto, felicidade. Muitas delas precisam trabalhar fora, cuidar da casa, dar atenção ao marido e auxiliar os filhos, tudo isso com muito carinho. E elas conseguem. Por isso, merecem serem chamadas heroínas.
Muitas mamães de primeira viagem ficam cheias de dúvidas sobre as mudanças que ocorrem em seu corpo, bem como sobre o desenvolvimento do bebê.
Primeiro, é preciso diagnosticar a gravidez. Sintomas como atraso na menstruação, associado a náuseas; seios tensos, aumentados de volume e com mamilos hipersensíveis; sono incontrolável; aumento da frequência urinária, principalmente, se aparecerem ao mesmo tempo, são resultado de um distúrbio hormonal normal neste período.
No segundo mês, iniciam-se os exames pré-natal. Na primeira consulta, o médico estabelece um balanço da saúde física e mental da gestante. Pede exames para avaliar a futura mamãe e para orientá-la quanto ao modo de vida, dieta, prevenção de doenças, vida sexual, entre outros fatores.
São necessários alguns cuidados nesta fase sublime da vida de uma mulher, tais como uso de protetor solar facial, para evitar manchas; e uso permanente de sutiã que dê bom suporte aos seios.
Melhor que seguir uma dieta restrita é ter uma dieta balanceada. É importante beber aproximadamente um litro e meio de líquido por dia. Bebidas alcoólicas são proibidas, afinal, tudo que é ingerido, o bebê também ingere.
No curso Da Gestação ao Nascimento do Bebê, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a professora Luciana Fiel, dá uma boa dica. “Comer uma fruta ou biscoito, de maisena ou água e sal, pela manhã, antes mesmo de escovar os dentes, ajuda a evitar náuseas”.
Antes do bebê nascer, é importante fazer uma pesquisa, para conhecer os hospitais e o que eles oferecem. Indícios de que a hora do parto chegou são a saída do tampão mucoso; contrações ritmadas de 30 a 40 segundos de duração, com intervalos regulares; e a ruptura da bolsa.
Por: Clara Peron.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.