
Procurar um emprego e um funcionário são duas tarefas que exigem uma boa pesquisa e um olhar minuncioso.
O início de ano é sempre uma boa época para procurar emprego. De modo geral, neste período as empresas renovam ou ampliam suas equipes. Mas, buscar trabalho não é algo muito simples. Conciliar os interesses de empregado e empregador é uma tarefa complicada para ambos os lados. Para facilitar as coisas, é bom começar pelo currículo, pois se ele for bem elaborado, além de servir como um primeiro passo para a contratação, pode encurtar bastante esse caminho.
Os currículos podem ser enviados pela internet, pelo correio ou pessoalmente, depende da localização e da preferência da empresa. Ao enviar por e-mail, alguns analistas de RH recomendam inserir o currículo no próprio corpo do texto, pois fica mais fácil de ler e é mais rápido do que em anexo. Se for entregue pessoalmente, é preciso ter cuidado com a apresentação, pois é bom que o empregador já tenha uma boa impressão inicial.
Quanto à aparência do currículo, é sempre melhor optar por um estilo mais simples, sem muitas cores, desenhos e figuras, e com uma fonte mais formal. O recomendado é usar a linguagem padrão, mas sem exageros e de forma objetiva.
Existem vários modelos na internet e até em bancos de empregos. Mas os analistas recomendam preparar o currículo de acordo com o que pede cada empresa. Ou seja, é bom ficar atento ao conteúdo que será necessário para o cargo. Para isso, é importante dar uma olhada no site da firma e, se possível, conversar com alguns funcionários.
Sobre a prática do QI (Quem Indica), o consultor Hélvio Tadeu Cury, professor do curso Gestão de Pessoas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que as organizações costumam fazê-la pela facilidade em se contratar alguém de confiança de outros funcionários. Para ele, neste caso, o candidato a uma vaga deve se portar da mesma forma que os demais e, se for contratado, esforçar-se tanto quanto para se manter na empresa.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.