WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online
Cursos da Área Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Treinamento de Recepcionista Curso Treinamento de Secretária Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Falar em Público Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 11Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 18Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Como melhorar a redação para o vestibular

Usar clichês e fugir do tema são alguns dos erros mais comuns

 

Ler bastante é fundamental para fazer uma boa redação.

Ler bastante é fundamental para fazer uma boa redação.

Muitos estudantes esquecem de se preparar para a redação quando estão estudando para o vestibular. No entanto, em algumas provas ela chega a valer até metade da nota, como no caso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é requisito para o Programa Universidade para Todos (Prouni) e para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que dá acesso às instituições de ensino federais. Ou seja, ela é muito importante para a pontuação final do candidato.

Assim, é importante não só treinar para a redação, estudando, lendo e escrevendo bastante, como também ficar atento a detalhes que são diferenciais durante a avaliação. A professora do curso Redação para Vestibulares e Concursos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, Gamali Rodrigues Gomide, aconselha que é melhor fazer a produção textual antes de iniciar o restante da prova. Para ela, é bom ler a questão, analisar o tema, pensar a respeito, escrever alguns tópicos soltos e só depois começar a escrever realmente, de preferência em um rascunho.

Ela afirma também que a maioria dos estudantes comete os mesmos erros e que conhecê-los é uma boa maneira de evitá-los. Listamos alguns problemas apontados pela professora a fim de ajudar-lhe a fazer uma boa redação no vestibular.

- Escrever de forma ilegível: não adianta fazer um bom texto se os avaliadores não entenderam uma só palavra. Caso sua letra não seja boa, treine. Use uma folha do tamanho da que será utilizada na prova.

- Usar clichês e estereótipos: evite frases como “quem avisa amigo é” ou “índios são preguiçosos”, pois podem demonstrar algum tipo de preconceito e julgamento de valor. A dissertação, o gênero mais pedido em redações, precisa ter consistência e bons argumentos.

- Fugir do tema: é uma falha muito recorrente e uma das mais graves, talvez a maior responsável pelas desclassificações. É bom ler bastante a proposta e inclusive destacar as palavras mais importantes.

- Ser coloquial: o próprio cabeçalho pede para seguir o padrão da norma culta. Mesmo assim, muitos estudantes usam palavras do dia a dia, além de gírias e clichês. Esse tipo de linguagem empobrece o texto, retirando muitos pontos dos candidatos.

- Errar o gênero do texto: também pode eliminar muitas pesoas, assim como no caso de fugir do tema. Na verdade, é como se a questão (a redação) não tivesse sido respondida. É importante estudar os gêneros textuais para não confundir narração com dissertação, por exemplo.

- Usar imperativo: algumas palavras e expressões atrapalham o leitor, passando a responsabilidade do entendimento e da finalização do texto para ele. É o que acontece em expressões como “faça isso” e “não faça aquilo”. No caso do gênero dissertativo, a ideia dever ser concluída, manifestando o ponto de vista de quem escreve.

- Não ter coesão e coerência: estas duas palavras formam a regrinha básica de qualquer redação de vestibular. A primeira envolve ligar as ideias de modo que elas façam sentido. A segunda significa basicamente defender um ponto de vista sem se contradizer.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!