
Mesmo que uma padaria tenha uma aparência de limpa, é importante fazer sempre análises periódicas de contaminação.
As padarias têm trabalhado bastante para se adequarem às normas sanitárias, que incluem melhorias na estrutura dos estabelecimentos, treinamento da equipe de colaboradores, uma melhor separação e armazenamento das matérias-primas e o controle de pragas. Tudo isso para oferecer aos clientes alimentos mais seguros e saudáveis.
Por isso, está cada vez mais comum a contratação de profissionais como engenheiros de alimentos e nutricionistas. Contratados diretamente ou através de empresas de consultoria, eles são responsáveis por melhorar a forma como os alimentos chegam até o cliente, seja por meio do aperfeiçoamento da produção, do armazenamento ou da manipulação.
Tal preocupação com higiene e segurança alimentar não se justifica apenas para atender às normas sanitárias mas também para servir a um público cada vez mais exigente. Eles estão mais observadores, atentos e cobram bastante. Através de comentários com outras pessoas, os clientes podem tanto ajudar a divulgar a qualidade da panificadora quanto a destruir a imagem dela.
Assim, é muito importante que as padarias zelem pela qualidade do serviço prestado. Mas, como manter o controle sobre a higiene e a saúde dos alimentos? Essa tarefa exige uma vigilância constante e rigorosa. Uma técnica muito utilizada é a coleta de amostras para análise com swabs, hastes flexíveis com algodão esterilizado.
A coleta de amostras com o swab pode ser feita pelos próprios funcionários ou pelo proprietário da panificadora. A haste é umedecida em um diluente e usada em bancadas, utensílios, equipamentos e nas mãos dos manipuladores. As amostras devem ser levadas a laboratórios, que farão a contagem da quantidade e dos tipos de bactérias.
Além disso, também pode ser feita uma análise dos alimentos em si. É recomendada uma amostra de 100g dos alimentos que são mais manipulados, como pães recheados, biscoitos, salgados, entre outros. É importante analisar também a qualidade da água que vem diretamente da rua e que fica em caixas d'água. A amostragem pode ser a mesma dos alimentos.
As análises podem ser feitas a cada seis meses para a água e mensalmente para os alimentos ou sempre que se julgar necessário. Essa é uma prática bem vista pela fiscalização e sobretudo pelos clientes, que receberão alimentos saudáveis e mais seguros.
Por: Maria Clara Corsino.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Nilson Antonio Duarte
19 de mar. de 2018Gostaria de mais detalhes do curso "Como montar e Administrar uma Padaria".

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de mar. de 2018Olá Nilson,
Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos a Distância na área de Padaria.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos