WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como incentivar seu filho a ser um empreendedor

É possível desenvolver habilidades empreendedoras desde criança

 

 A prática de esportes ajuda a desenvolver o trabalho em equipe e a vontade de ter sucesso. Foto: reprodução/Mundo das Tribos.

Poucas ações são feitas nas escolas para desenvolver um espírito empreendedor nas crianças. Mas, as habilidades para empreender podem e, segundo especialistas, devem ser desenvolvidas dentro de casa. O que não significa incentivá-lo a abrir uma empresa, mas sim a lidar melhor com problemas e diversas situações, elaborando soluções e enxergando possibilidades.

De acordo com o consultor Renato Fonseca, do Sebrae-SP, as crianças precisam ser proativas, não receber tudo pronto das mãos dos pais, assim elas se tornarão empreendedoras no futuro. Mesmo que ele não abra uma empresa, terá a habilidade de encontrar soluções até para o dia a dia. Assim, confira quatro dicas para tornar seu filho um empreendedor desde cedo.

Estimule a criatividade: as crianças estão em estado de constante descobrimento do mundo. Por isso, elas tendem a ser naturalmente criativas. Dá para estimular essa habilidade ao propor situações onde elas possam se expressar e pensar de um modo diferente. Assim, crie brincadeiras, jogos e outras situações que podem ajudá-las a desenvolver a criatividade, pois essa é um das principais características de um empreendedor.

Crie desafios: os pais podem criar situações onde a criança é estimulada a pensar e a questionar as coisas como elas são. Isso pode incentivar a criança a sempre buscar o melhor, já que pode enxergar o mundo sob uma nova perspectiva. Pense em uma situação e peça para que seu filho pesquise mais a respeito.

Incentive a prática de esportes: os esportes podem ajudar a desenvolver a autoconfiança, habilidade fundamental para um empreendedor. Além disso, os esportes ajudam no trabalho em equipe, incentivam a buscar a vitória e o sucesso, da mesma forma que ensinam às crianças que eles não são fáceis de serem conquistados.

Proponha atividades extras:
a personalidade não está completamente formada na infância. Por isso, é difícil que a criança tenha plena consciência do que gosta e do que quer. Assim, é preciso que ela passe por várias experiências que a ajudem a encontrar o que gosta e a descobrir algum talento. É preciso destacar que nenhuma atividade deve ser imposta. É importante perguntar à própria criança o que ela gostaria de tentar, apresentando opções e dando sugestões. Caso contrário, o efeito pode ser inverso. Ela pode se sentir acuada e intimidada.

Por: Maria Clara Corsino.

Fonte: Exame PME.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?