Economizar dinheiro para pagar uma faculdade, a casa própria, um carro ou fazer aquela viagem tão desejada. Sonhar com essas coisas é fácil, difícil é poupar dinheiro para consegui-las. Difícil, mas não impossível. Muitas vezes, é necessário abrir mão de pequenas coisas para atingir um objetivo maior.
Em uma matéria recente, já mostramos como criar uma reserva financeira. Ela deve ser usada para emergências, como perda do emprego, casos de doença, conserto do carro ou de alguma coisa da casa. Para realizar um grande sonho, é preciso fazer outra poupança, que será usada para um fim específico e provém da economia realizada no dia a dia.
O primeiro passo para quem deseja juntar dinheiro é acabar com todas as dívidas. É impossível economizar se os recursos são usados para o pagamento de prestações, parcelas e financiamentos. Sendo assim, pague totalmente o cartão de crédito, as prestações do carro, da geladeira ou do sapato novo, antes de pensar em economizar para realizar outro sonho que será pago à vista. Por sinal, ao menos que seja algo muito importante, que não dê para esperar, resista ao máximo à facilidade de crédito e só compre à vista.
Depois de quitar todas as contas, é hora de começar a cortar gastos. E sempre existe o que cortar. Crie uma planilha com todos os gastos da casa, desde o aluguel até um picolé comprado na rua. Não deixe nenhum item de fora da lista, pois assim você saberá para onde vai o seu dinheiro e onde poderá cortar.
Comece a analisar tudo que pode ser cortado ou trocado por uma coisa correspondente de menor valor. Por exemplo, durante as compras da casa, é possível trocar os produtos mais caros, de marcas famosas, por um intermediário, que custa bem menos. É preciso também resistir à tentação de usar o dinheiro economizado, mesmo que seja pouco, na compra de pequenas coisas, como doces e bebidas.
Por fim, quando começar a economizar o dinheiro, é importante saber onde investir. As ações podem ser um negócio arriscado, já que a prioridade é guardar o dinheiro e não necessariamente fazê-lo render. Existem investimentos de baixo risco que dão bons rendimentos e são bem mais seguros. Alguns exemplos são as Letras de Crédito Imobiliário (LCI), os Certificados de Depósito Bancário (CDB) e as cadernetas de poupança. Você pode consultar um especialista em finanças para saber qual é o melhor para o seu caso.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Karina silva Bezerra
10 de mar. de 2021Alô bom dia quero saber, se posso manter meu financeiro em Boa posição sem gastor

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de mar. de 2021Olá, Karina
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que disponibilizamos na área e que serão fundamentais para você.
Atenciosamente,
Erika

Edirson Aurora Sambo
7 de set. de 2020Gostei e irei colocar em prática

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de set. de 2020Olá Edirson,
Ficamos felizes em saber que o nosso artigo contribuiu para o seu conhecimento.
Atenciosamente,
Lidiane Lisboa