
Para cortar tanto o papel do molde quanto o da caixa, use uma tesoura bem afiada e recorte cuidadosamente as peças
Para fazer caixas artesanais para presentes, você só precisará de criatividade, uma mesa grande, alguns materiais básicos, que podem ser encontrados em qualquer papelaria, além do capricho. Com esses itens à mão, passa-se à preparação dos moldes. Vejamos:
Preparação dos moldes
Para fazer o molde, você precisará de papel mais encorpado e resistente, de gramatura mais alta, pois ele será usado muitas vezes; o papel mais indicado para isso é o de 300 g/m². Você também deverá ter cuidado ao guardar os moldes para que eles durem mais tempo. Os moldes devem ser bem riscados e bem cortados para que encaixem com perfeição.
Confecção das caixas
O primeiro passo para a confecção das caixas é transferir o desenho do molde para o papel cinza em que será confeccionada a caixa. A coordenadora do curso Como Confeccionar Caixas Artesanais Para Presentes, Lucília Santiago, afirma que é preciso tomar todo o cuidado ao fazer essa transferência do desenho do molde para o papelão, pois uma diferença mínima pode resultar em uma grande diferença na montagem da caixa. A linha de um molde pode ser usada para fazer o desenho de outro, assim, aproveita-se bem o papel. Depois de riscar no papelão, passe para a próxima etapa, que é o corte das peças.
Corte das peças
Para cortar tanto o papel do molde quanto o da caixa, use uma tesoura bem afiada e recorte cuidadosamente as peças. Todo o cuidado que foi preciso para cortar os moldes deve ser empregado para cortar as peças das caixas. Nos cantos dos ângulos, o cuidado deve ser redobrado a fim de se conseguir um ângulo perfeito. O procedimento correto para não rasgar é deixar passar um pouquinho apenas de um lado. Ao terminar de cortar a caixa, ela deverá ser vincada.
Vinco
Como o papelão costuma se quebrar ao ser dobrado, é preciso antes de dobrá-lo fazer um vinco com estilete. Esse vinco deve ser feito com uma profundidade igual à metade da espessura do papelão nos locais tracejados. Esse vinco tem a função de facilitar a dobra. Ao vincar, você pode usar a ponta de uma tesoura, uma régua, a parte sem corte de uma faca ou o extrator de grampos. Somente as caixas quadradas, retangulares e sextavadas devem ser vincadas, pois elas serão dobradas.
Para maiores informações, consulte o curso Como Confeccionar Caixas Artesanais Para Presentes, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Confira!
Por: Beatriz Lázia
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.