
Além de limpos e organizados, os banheiros precisam ser claros e arejados para evitar a proliferação de mofo. Foto: reprodução/Mundo das Tribos.
Por causa do frio e do excesso de umidade nesta época do ano, é bem comum o aparecimento de mofos e bolores. O hábito de fechar as portas e janelas para manter os locais aquecidos pode ser prejudicial por criar o ambiente propício ao desenvolvimento destes micro-organismos.
Os mofos e os bolores são fungos que convivem conosco o ano inteiro. No entanto, eles ficam inativos se não encontrarem as condições necessárias para se desenvolver. Durante o outono e o inverno, com o frio, a escuridão e o excesso de umidade, eles podem se multiplicar, causando várias doenças, além de acabar com a aparência das paredes e do teto das casas.
A umidade, a entrada de pouca luz e a alta temperatura dos chuveiros, fazem do banheiro o local preferido para os micro-organismos. Eles podem contaminar azulejos, pisos, tetos, ralos, vasos sanitários, papel higiênico, escovas de dente e de cabelo. Muitas vezes, eles não são vistos a olho nu.
Para evitar a contaminação dos banheiros, o recomendado é limpá-los pelo menos 3 vezes por semana, usando água sanitária. Aplique uma solução de água sanitária em água e deixe agir por alguns minutos. Também é importante deixar toalhas de rosto e de banho secarem no varal, em lugar iluminado e arejado.
Utilize panos umedecidos em água ou álcool para limpar os móveis e o chão, pois assim a poeira fica retida neles, impedindo o acúmulo em outros locais e a proliferação de doenças. Uma solução de água e álcool ou outro produto de limpeza pode ser usada depois de passar a vassoura. A mesma solução pode ser aplicada em cortinas e carpetes, pois ajuda a eliminar os micro-organismos. Produtos específicos ou solução de álcool em água podem ser borrifados no ar para purificar o ambiente.
Por: Maria Clara Corsino.
Fontes: Blog do Porcelanato, Blog Mil Coisas para Elas, Mundo das Tribos e Curso Limpeza Fácil, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.