A maior dificuldade encontrada por quem faz palestras e discursos, depois de superar o medo, é convencer as pessoas sobre o assunto do qual está falando. De fato, persuadir alguém sobre uma ideia é difícil até no dia a dia. O pior é que, sem perceber, fazemos isso o tempo todo, nas conversas com a família e com os amigos, pechinchando em uma loja, apresentando um trabalho na escola ou na faculdade, entre outras circunstâncias.
Mas, como fazer alguém concordar com o que você está dizendo? Cientistas americanos analisaram entrevistas telefônicas e chegaram a resultados, que, segundo eles, podem ser aplicados em todas as situações cotidianas, como por exemplo conseguir votos em uma campanha, vender um produto e fazer as pessoas acreditarem no que você está dizendo.
Foram gravadas 1.380 entrevistas realizadas pelo telefone por 100 entrevistadores diferentes. Foram observados o tom e a altura da voz, a fluência, a fala de cada um e relacionados com o sucesso deles em convencer os entrevistados a participarem do estudo. A partir disso, os estudiosos chegaram às seguintes conclusões:
– Quem fala em uma velocidade moderada convence mais do que quem fala rápido ou muito devagar. Segundo os cientistas, a fala rápida não recebe muita credibilidade, já o uso de muitas pausas passa uma impressão de falta de conhecimento sobre o assunto ou pedantismo.
– Os pesquisadores se surpreenderam ao constatar que a alegria na voz não é um fator determinante. A taxa de sucesso dos entrevistadores não teve uma relação direta com um tom alegre. Depende muito de quem fala e de quem escuta, pois pode soar simpático para uns e forçado para outros.
– Os cientistas também compararam a diferença na fala de homens e mulheres. Entre elas, não foi percebida nenhuma diferença de persuasão relacionada ao tom de voz. Já entre eles, ficou clara a diferença de um tom mais grave, que transmitiu bem mais segurança aos entrevistados, e um tom agudo. Os homens que usaram um tom mais agudo tiveram menos sucesso em convencer.
– O último fator avaliado foi a utilização de pausas. Os pesquisadores observaram que os entrevistadores que usaram pausas ao falar conseguiram convencer mais pessoas do que aqueles que falaram de forma fluente. Segundo eles, falar um pouco mais pausado soa mais natural, enquanto o contrário fica parecendo um texto decorado. Isso não significa falar devagar. O ideal é falar em velocidade moderada, usando algumas pausas.
Os pesquisadores ainda pretendem continuar o estudo comparando também o conteúdo do discurso dos entrevistadores como elemento útil na persuasão. Por enquanto, os resultados serviram para traçar um perfil de uma fala adequada para convencer sobre uma ideia.
Por: Maria Clara Corsino.
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Comentários

Denis da silva diniz
2 de fev. de 2017muito legal vou aderir a esses metodos

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de fev. de 2017Olá, Denis!
Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Continue nos visitando! Diariamente postamos conteúdos dos mais diversos temas que muito podem contribuir para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Equipe CPT de Redação