
O preço do produto é calculado somando-se os custos e o valor esperado de lucro. Foto: Banco Central.
Muitos empresários, quando abrem uma empresa de vendas ou produzem a própria mercadoria, possuem dúvidas de como colocar preços. Essa é uma tarefa importante, já que o lucro depende em boa parte do valor atribuído aos produtos. Mas, como obter ganhos de modo competitivo no mercado?
O especialista em finanças, Maurício Galhardo, explicou em reportagem da revista Exame como colocar preços em um produto. Ele afirmou que existem dois modos para calcular o preço. O primeiro é de adotar um preço com base na soma dos custos. O segundo é seguir as referências do mercado. O melhor, na verdade, é fazer uma comparação entre os dois métodos.
Com base nos custos, Galhardo explicou que é preciso somar quatro custos diferentes: o do produto (se foi fabricado, é a soma do valor das matérias-primas usadas), os variáveis (impostos, comissões, embalagens), os fixos (salários, aluguéis, etc) e a porcentagem do lucro desejado.
Depois de calcular o preço, é hora de comparar com o que é aplicado no mercado. Segundo o consultor, dessa forma, o empresário saberá se o preço é competitivo de acordo com os preços aplicados no mercado para o mesmo seguimento. Ele afirmou que, ao se conhecer a realidade do mercado, é possível aumentar ou reduzir a margem de lucro dos produtos, uma decisão que dependerá do setor e da concorrência enfrentada.
Em um primeiro momento, muitas empresas costumam baixar bastante a margem de lucro dos produtos, ganhando vantagem no mercado. O lucro é alcançado na venda total das mercadorias. Em outros casos, as empresas conseguem vender o produto com um preço maior do que o operado por outras. No entanto, nessa situação, é preciso que o produto tenha algum diferencial que traga benefícios aos clientes, ressaltou o consultor.
Por: Maria Clara Corsino.
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