
Hoje, 27 de abril, é o dia nacional do empregado doméstico. Portanto, todos os profissionais da categoria - como cuidadores de idosos, jardineiros, babás, vigias, governantas, cozinheiras, caseiros, motoristas particulares, lavadeiras e empregados mensalistas, merecem os nossos parabéns. Embora a data não tenha sido oficializada, em algumas regiões do país, como em São Paulo, os empregados domésticos têm direito à folga, tendo em vista um acordo estabelecido pelo SEDCAR.
Na verdade, a importante data vem homenagear todos os responsáveis pelos afazeres domésticos, pela manutenção de jardins, pelos cuidados com crianças e idosos, entre outros, amparados pela Lei nº 5.859, de 11 de dezembro de 1978. Sua instauração teve o objetivo principal de regulamentar a profissão de todos os que se enquadram na categoria de empregados domésticos. Além de estabelecer os direitos e deveres desses profissionais e de seus empregadores, a lei impede qualquer ato ilegal contra os domésticos.
É importante lembrar que a data 27 de abril foi criteriosamente escolhida como homenagem à Santa Zita, padroeira das empregadas domésticas. A Santa nasceu em 1281, na Itália, em uma cidadezinha conhecida como Lucca, onde trabalhou desde os 12 anos nos afazeres de casa. Como a jovem era muito caridosa com os pobres, dando a eles até o pouco que tinha, o Papa Pio XII concedeu sua canonização. Desde então, Santa Zita é aclamada como “a protetora das empregadas domésticas”.
Em celebração a esse dia especial, o Grupo CPT vem parabenizar a todos os empregados domésticos!
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Doméstica Legal e Calendarr.
Conheça o Curso a Distância CPT Treinamento de Empregada Doméstica, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online - elaborado por Maria Terezinha Lopes de Freitas, Edvânia Soares de Oliveira e Eleuzy Natália Miguel, economistas domésticas e assessoras da ECOTER.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Lázaro d sousa Miranda absolon
5 de jun. de 2017legal muuuuuuuto bommmmm

Resposta do Portal Cursos CPT
5 de jun. de 2017Olá, Lázaro.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.