WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Comemore o dia do médico veterinário

O dia do médico veterinário é celebrado desde 1933, em 9 de setembro, quando foi instituído um decreto regulamentador da profissão

Comemore o dia do médico veterinário

Em 1762, a medicina veterinária surgia oficialmente diante do mundo, graças a Claude Bourgelat, fundador da primeira Escola de Veterinária na França. Esse marcante feito impulsionou a criação de outros institutos de ensino veterinário, em toda a Europa, até o fim do século XVIII. No Brasil, o pioneiro para a criação de estabelecimentos de ensino veterinário foi Dom Pedro II, que se encantou ao visitar a Escola Veterinária de Alfort em 1875.

Mas somente em 1910, com a instauração da República no Brasil, o presidente Nilo Peçanha assinou um documento que tornava obrigatório o ensino de medicina veterinária no país. Décadas após o Decreto 8.319 de 20 de outubro de 1910, o presidente Getúlio Vargas tornou a profissão de médico veterinário oficial, conferindo a ela inúmeras atribuições profissionais após formação em nível superior.

O Decreto 23.133 de 09 de setembro de 1933 passou a regulamentar a atuação do médico veterinário, inclusive para o desenvolvimento de serviços de defesa sanitária animal, inspeção de indústrias de produtos de origem animal, além de atividades como perito em assuntos judiciais para apreciação sobre quadros de saúde animal. Por tais motivos, o dia do médico veterinário é celebrado todos os anos em 9 de setembro.

Em 1940, o diploma para o exercício da profissão era emitido pela Superintendência de Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura. Em 1968, com a Lei 5.517, foram criados os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária. Com isso, finalmente o exercício da profissão de médico veterinário passou a ser fiscalizado.

Todos esses avanços permitiram que excelentes profissionais atuassem em todo o Brasil. O bem-estar e a manutenção da saúde de nossos bichinhos de estimação tornaram-se possíveis graças a médicas e médicos veterinários exemplares. O Grupo CPT saúda a todos com orgulho! Parabéns!

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Portal São Francisco e Calendarr.

Confira o artigo "Serviços veterinários têm novas regras, confira!" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Conheça o Curso a Distância CPT Tosas em Cães e Gatos e Acidentes em Pet Shop da Área Pet, elaborado por Alessandra Sayegh Arreguy Silva, médica veterinária especialista em clínica e cirurgia em pequenos animais.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?