
Todos os anos, em 8 de junho, comemoramos o dia do citricultor. A marcante data foi instituída em 1969 como homenagem a esse importante profissional, que contribui ativamente com a economia do nosso país. No decorrer dos anos, o número de citricultores cresceu graças aos avanços tecnológicos e às novas técnicas agrícolas, que possibilitaram o desenvolvimento da citricultura nacional. Hoje, esses profissionais estão cada vez mais qualificados. Isso contribui com sua valorização e seu reconhecimento no setor agrícola.
Mas a evolução da citricultura e a capacitação dos citricultores percorreram um longo caminho. As primeiras lavouras de frutas cítricas datam da época do descobrimento, mais especificamente nos estados de São Paulo e Bahia. Com a ajuda do clima tropical, as sementes trazidas pelos imigrantes portugueses (por volta de 1530) se desenvolveram muito bem e produziram frutos tenros e saborosos, com alto padrão de qualidade
Além das condições climáticas favoráveis, o árduo trabalho dos primeiros citricultores proporcionou um crescimento ainda maior da citricultura no Brasil. Atualmente, o país está no ranking dos maiores produtores de frutos cítricos do mundo, além de grande consumidor. E temos tudo para comemorar, pois as estimativas são promissoras para uma maior potencialização comercial do mercado nacional de cítricos.
As regiões Sudeste e Sul tornaram-se as maiores produtoras de frutas cítricas, como laranja, tangerina e limão. Isso se deve às inovadoras técnicas de cultivo, além de máquinas e equipamentos de última geração. E é claro! Graças à contribuição dos citricultores, que continuamente melhoram a produtividade da lavoura, preservam os pomares, além de otimizar a rentabilidade dos negócios.
Portanto, a todos os citricultores brasileiros as nossas mais singelas felicitações. Parabéns pelo seu dia e sucesso!
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Amambai Notícias e Colégio Web.
Conheça o Curso a Distância CPT Cultivo Orgânico de Citros, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online - elaborado por Paulo Antônio D'Andréa, engenheiro agrônomo e consultor em agricultura orgânica.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.