WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Comemore! Hoje é o Dia Nacional da Pecuária!

A pecuária nacional se profissionalizou, onde o pecuarista busca contínua capacitação na área, além de acompanhar as novidades do mercado

Comemore! Hoje é o Dia Nacional da Pecuária!

A palavra “pecus” significa “cabeça de gado” e ainda nos remete à “pecúnia”, que quer dizer “moeda”. Na verdade, pecuária é a atividade voltada para criação de animais com fins lucrativos. Tanto é que na antiguidade, mais especificamente em Roma, os animais eram usados como reserva de valor. A pecuária é amplamente benéfica para o desenvolvimento econômico do país. Tamanha é sua importância que, todos os anos, em 14 de outubro, comemoramos o Dia Nacional da Pecuária.

Muitos não sabem, mas os senhores da Casa da Torre de Garcia d’Ávila, foram os pioneiros da pecuária no Brasil. No final do século XVIII, o núcleo pecuarista se concentrou no Sudeste e no Sul do país, regiões em que a atividade começou a se desenvolver rapidamente. Com os avanços tecnológicos no século XX, em especial no melhoramento genético, a pecuária alcançou o seu auge potencializando a produção voltada para a indústria.

Na pecuária, é preciso ser um diferencial, pois a competitividade é grande, assim como os avanços que otimizam a produção. Com frequência, surgem novas técnicas de manejo reprodutivo, o que torna os resultados do pecuarista muito mais eficientes. Hoje, a pecuária engloba não apenas a criação de gado bovino, como também a ovinocultura (ovelhas), a caprinocultura (cabras) e a estrutiocultura (avestruz).

“Com os avanços na ovinocultura de corte, por exemplo, a produção de carne de cordeiro de alta qualidade tornou-se uma atividade com grande potencial de mercado - principalmente nos grandes centros urbanos”, afirma Edson Ramos de Siqueira, professor do Curso a Distância CPT Criação de Ovinos de Corte da Área Criação de Ovinos. Já na criação de avestruz, “a evolução na qualidade genética das aves proporcionou maior lucratividade ao produtor”, afirma Miriam Luz Giannoni, professora do Curso a Distância CPT Avestruz - Reprodução, Cria e Recria da Área Animais Silvestres.

Como podemos notar, a pecuária nacional se profissionalizou, onde o pecuarista busca sempre capacitação na área, além de acompanhar as novidades do mercado, que passa por contínuas mudanças. Com isso, desde o criador de gado até o caprinocultor, todos têm conseguido resultados surpreendentes na produção. Não é coincidência que o setor é um dos mais rentáveis da atualidade ainda que o país passe por séria crise econômica.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Calendarr e Amambai Notícias.

Confira o artigo "Melhoramento genético proporciona ganhos acelerados para pecuária de corte" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Gado de Corte.

Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Gado de Leite.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?