WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Comemore! Hoje é o Dia Nacional da Pecuária!

A pecuária nacional se profissionalizou, onde o pecuarista busca contínua capacitação na área, além de acompanhar as novidades do mercado

Comemore! Hoje é o Dia Nacional da Pecuária!

A palavra “pecus” significa “cabeça de gado” e ainda nos remete à “pecúnia”, que quer dizer “moeda”. Na verdade, pecuária é a atividade voltada para criação de animais com fins lucrativos. Tanto é que na antiguidade, mais especificamente em Roma, os animais eram usados como reserva de valor. A pecuária é amplamente benéfica para o desenvolvimento econômico do país. Tamanha é sua importância que, todos os anos, em 14 de outubro, comemoramos o Dia Nacional da Pecuária.

Muitos não sabem, mas os senhores da Casa da Torre de Garcia d’Ávila, foram os pioneiros da pecuária no Brasil. No final do século XVIII, o núcleo pecuarista se concentrou no Sudeste e no Sul do país, regiões em que a atividade começou a se desenvolver rapidamente. Com os avanços tecnológicos no século XX, em especial no melhoramento genético, a pecuária alcançou o seu auge potencializando a produção voltada para a indústria.

Na pecuária, é preciso ser um diferencial, pois a competitividade é grande, assim como os avanços que otimizam a produção. Com frequência, surgem novas técnicas de manejo reprodutivo, o que torna os resultados do pecuarista muito mais eficientes. Hoje, a pecuária engloba não apenas a criação de gado bovino, como também a ovinocultura (ovelhas), a caprinocultura (cabras) e a estrutiocultura (avestruz).

“Com os avanços na ovinocultura de corte, por exemplo, a produção de carne de cordeiro de alta qualidade tornou-se uma atividade com grande potencial de mercado - principalmente nos grandes centros urbanos”, afirma Edson Ramos de Siqueira, professor do Curso a Distância CPT Criação de Ovinos de Corte, em Livro+DVD e Online, da Área Criação de Ovinos. Já na criação de avestruz, “a evolução na qualidade genética das aves proporcionou maior lucratividade ao produtor”, afirma Miriam Luz Giannoni, professora do Curso a Distância CPT Avestruz - Reprodução, Cria e Recria, em Livro+DVD e Online, da Área Animais Silvestres.

Como podemos notar, a pecuária nacional se profissionalizou, onde o pecuarista busca sempre capacitação na área, além de acompanhar as novidades do mercado, que passa por contínuas mudanças. Com isso, desde o criador de gado até o caprinocultor, todos têm conseguido resultados surpreendentes na produção. Não é coincidência que o setor é um dos mais rentáveis da atualidade ainda que o país passe por séria crise econômica.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Calendarr e Amambai Notícias.

Confira o artigo "Melhoramento genético proporciona ganhos acelerados para pecuária de corte" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livro+DVD e Online, da Área Gado de Corte.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livro+DVD e Online, da Área Gado de Leite.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!