
Comemore! Hoje é o dia da pizza! A origem da data remonta 1985 quando, em São Paulo, Caio Luís de Carvalho, secretário de Turismo, determinou as 10 melhores pizzas da capital. Desde então, em 10 de julho, é celebrado o dia da pizza em todo o país. Consumida de Norte a Sul, a deliciosa guloseima ganhou novas coberturas e bordas recheadas, além das mais diversas adaptações e modos de fazer, como pizza de frigideira e pizza de cone.
A pizza na antiguidade
Na Roma antiga, os nobres comiam um tipo de massa com farinha, água e sal, conhecida como pão de Abraão. Posteriormente, alguém acrescentou à massa alho e ervas, quando passou a receber o nome piscea. Entretanto, a primeira massa com aspecto de pizza surgiu no século XVI – com formato circular, mas sem cobertura. Já no século XIX, em Nápoles (Itália), a massa passou a receber molho de tomate, sendo conhecida como pizza rosse.
Pizza no mundo moderno
Segundo Wilson Ferreira, professor do Curso a Distância CPT Treinamento de Pizzaiolo, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, mais tarde, surgiram as pizzas modernas que, além do molho de tomate, ganharam novos ingredientes, como queijo, atum, calabresa, milho, lombo defumado, salmão, palmito, azeitonas, cebola, ovos, ou ainda banana e canela (na versão doce). Com isso, o produto aumentou o seu potencial e difundiu-se pelo mundo.
Pizza no Brasil
Graças aos imigrantes italianos, que chegaram ao Brasil no fim do século XIX, a pizza tornou-se conhecida dos brasileiros. Rapidamente expandiu-se por todo território nacional, pois conquistou o paladar e caiu nos encantos da população do país. Com a Revolução Industrial, na década de 60, não somente as pizzas ganharam o mercado como também as pizzarias, em especial nas grandes cidades.
O pizzaiolo
Atualmente, há profissionais especializados em pizza, conhecidos como pizzaiolos. Na confecção das pizzas, eles devem seguir criteriosamente os aspectos de higiene, além de serem criativos no preparo das pizzas, para que o produto ganhe qualidade e alcance boa demanda. A pizzaria que contratar um pizzaiolo bem capacitado, conseguirá competir em grande igualdade de forças no mercado concorrido.
A todos os pizzaiolos e amantes da boa pizza, feliz dia da pizza!
Por Andréa Oliveira.
Fonte: JC Online.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.