
Pouco dinheiro e muitas dívidas é a realidade de muitos brasileiros nesta época do ano. Foto: reprodução.
Depois de muitos gastos no fim de ano, janeiro ainda é o mês de pagar IPTU, IPVA e outros impostos, além dos aumentos de mensalidade escolar, academia de ginástica e das tarifas de diversos serviços. É difícil não entrar o ano devendo, mas não é impossível.
A melhor maneira de não se endividar durante o ano, é colocar todas as contas no papel, do aluguel da casa até o lanche na padaria da esquina. Separe as despesas em variáveis (água, luz, alimentação, lazer, roupas, etc.) e fixas (aluguel, parcelamento do carro ou da casa, etc.), e veja o quanto pode ser gasto com cada coisa. Se as despesas forem maiores do que as receitas, é bom cortar os gastos, caso contrário, o endividamento é certo.
Depois disso, é hora de começar a se preparar para pagar as dívidas que surgem nesta época. Na maioria das cidades brasileiras é mais vantajoso pagar o IPTU à vista. Os descontos, de um modo geral, são grandes, o que não justifica, por exemplo, investir o dinheiro em outras aplicações. Só pague parcelado se realmente não tiver outro jeito.
Os cartões de crédito e o cheque especial também não são boas opções para o pagamento. Eles possuem juros muito altos, que só tendem a aumentar o endividamento. Outros empréstimos também, mesmo que com juros bem menores, costumam não compensar, já que o desconto dos impostos são, de um modo geral, menores.
Segundo os economistas, o ideal é se preparar antes, ainda no ano anterior. O décimo terceiro e bonificações de fim de ano são boas oportunidades para quitar impostos e taxas cobradas no início do ano. Este dinheiro a mais no orçamento também pode ajudar a não entrar o ano atolado em dívidas.
Uma dica importante é não comprar nada que não seja fundamental nesta época. Então, deixe para comprar o carro novo, reformar a casa, ou comprar aquele sapato da vitrine da loja do shopping para depois.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.