WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Combatentes da brigada de incêndios

Cada brigada deve ter, no mínimo, três e, no máximo, 14 brigadistas, chefiados por um líder de grupo

A hierarquia da brigada é dividida em três classes, o chefe de brigada, o líder de grupo e o brigadista.

Para agir imediatamente em caso de alarme de incêndio, é preciso contar com uma estrutura de brigadista bem organizada. A fim de que a operação seja eficiente, é importante que o combate tenha apenas um responsável. Por isso, a hierarquia da brigada é dividida em três classes, o chefe de brigada, o líder de grupo e o brigadista.

O chefe deve ser alguém que conhece bem a área e os métodos de combate. As funções que ele exerce são citadas e explicadas, no curso Treinamento de Brigada de Incêndio Florestal, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. O especialista em controle de incêndios florestais e coordenador do curso, Dr. Guido Ribeiro, menciona que “chefe de brigada organiza e dirige os recursos, determina as chefias para as funções específicas e estabelece estratégias e táticas de combate”.

Além disso, o chefe ainda é responsável por programar necessidades de recursos, instruir o grupo no plano de combate, planificar e revisar todas as ações de combate, garantir e zelar pela segurança e bem-estar dos combatentes, e manter a central de operações informada.

O líder de grupo, que na hierarquia da brigada vem abaixo do chefe, deve deixar sempre preparado  os equipamentos e os alimentos. É dever dele, instruir os combatentes sobre onde e como estabelecer a linha de fogo. De acordo com o Dr. Ribeiro, o líder de grupo supervisiona a brigada e garante o adequado uso do material de trabalho.

“Ele também garante a segurança dos combatentes e mantém o chefe da brigada informado”, acrescenta o Dr. Ribeiro. No caso dos combatentes, que no esquema hierárquico são submetidos às ordens do líder de grupo, constroem e sustentam o trabalho na linha de fogo.

Para facilitar a organização dos trabalhos, cada brigada deve ter, no mínimo, três e, no máximo, 14 brigadistas, chefiados por um líder de grupo.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Treinamento de Brigada de Incêndio Florestal

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?