[1].jpg)
Produção de milho safrinha no Paraná compensou as perdas de outras colheitas, como o trigo e a soja. Foto: reprodução.
De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), devem ser colhidas 16,8 milhões de toneladas de milho nesta segunda safra no estado. Esse valor corresponde a um aumento de 62% em comparação ao mesmo período de 2011. Assim, a estimativa é de que mais da metade da produção total de grãos no estado seja de milho.
Para o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, a safra teve um bom desempenho, conseguindo superar o período de seca, e depois as fortes chuvas e as geadas. Ele destacou que os fenômenos ocorreram de forma isolada, não gerando fortes impactos na produção de milho, trigo e outros produtos cultivados no estado.
Por sinal, o secretário lembrou que a grande safra do milho safrinha compensou as perdas com a soja. Ele ressaltou que a alta de preços desses produtos também compensou os produtores. Apenas o feijão teve graves prejuízos, prejudicando os produtores e gerando o aumento de preço para os consumidores.
Mesmo com a ocorrência de frio, chuvas e até de geadas em algumas regiões, a produção dos mais de dois milhões de hectares plantados com o milho está garantida. No entanto, caso ocorram novas chuvas fortes ou geadas, metade da área cultivada que ainda está em fase de floração pode ser prejudicada.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.