
Pesquisadores do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa, uma das maiores instituições de ensino, pesquisa e extensão do país, orientados pelo professor Mauri Martins Teixeira, desenvolveram no laboratório de engenharia agrícola, da própria UFV, uma colhedora de café revolucionária que atenderá plantações com 50% de declividade. As colhedoras até então desenvolvidas só conseguem trabalhar em terrenos com até 10% de inclinação, inviáveis para as montanhas de Minas Gerais.
Com 12 motores elétricos e guiada por controle remoto, o protótipo de colhedora possui particularidades que possibilitam, entre outras coisas, sua locomoção na lavoura, permitindo que a máquina gire em torno do seu próprio eixo devido ao sistema de acionamento independente das quatro rodas. Outra vantagem da colhedora de café é ter um chassi que permite a articulação da sua estrutura superior, mas um dos maiores destaques mesmo é o mecanismo de articulação, que propicia a colheita em terrenos com declividade superior a 10%, mantendo os derriçadores sempre a uma mesma altura do solo. “Com isso, a colheita é feita em toda a planta e a instalação de câmeras permite que a máquina seja operada de uma sala de controle”, observa o professor Mauri, que destaca, também, o papel da UFV no contexto das tecnologias voltadas ao campo.
Por Silvana Teixeira.
Saiba mais sobre o novo protótipo de colhedora, acessando o site: www.ufv.com.br.
Saiba mais sobre o Curso CPT Colheita Mecanizada de Café.
Conheça os Cursos CPT da área Cafeicultura.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Leonel nunes
11 de set. de 2023Olá, como faço para obter o contato com quem é o responsável pela colheitadeira b em regiões de montanhas. Tenho interesse de saber mais .

Resposta do Portal Cursos CPT
12 de set. de 2023Olá, Leonel Nunes! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT