Unir duas marcas é uma estratégia de marketing cada vez mais utilizada, principalmente quando os nomes envolvidos pertencem a grandes grupos. A tática, denominada co-branding, proporciona ganhos financeiros, melhora a imagem do produto ou empresa, aumenta as vendas, expande as ações de mercado e permite a entrada em novos mercados.
Para ter sucesso na escolha é preciso estar atento a alguns fatores. Primeiro, é preciso selecionar uma marca que tenha afinidade com o negócio e verificar se a negociação será do tipo ganha-ganha. Avalie se a receita resultante será maior do que o valor das marcas atuando sozinhas.
Outro passo importante é verificar se ambas têm o mesmo nível de reconhecimento no mercado. Certifique-se, ainda, que entre as empresas há alinhamento de visão de valores, negócios e ideologia. O co-branding pode ser usado em situações de mercado saturado ou quando a marca pretende entrar em um mercado novo.
No curso Marketing para Pequenas Empresas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a professora Katsuê Watanabe destaca que “os produtos que já são bem conhecidos do público possuem uma vantagem competitiva”. Assim, aliar-se à marca já conhecida fornece credibilidade no novo ramo.
Quando tudo é feito e planejado de maneira correta, esse tipo de ação agrega valor já no primeiro momento em que as marcas aparecem juntas. Isso seja em um anúncio, seja no mercado, pois as empresas passam a somar as qualidades funcionais.
Por: Clara Peron.
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