WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Clima chuvoso favorece a agricultura

Alternar culturas é uma opção para o produtor rural no período chuvoso

 O escalonamento de culturas pode beneficiar a produção.

Após um período de divergência das temperaturas entre as regiões do país, com muito frio no sul e sudeste e muito calor nas outras regiões, além da seca generalizada, o tempo deve se normalizar nos próximos meses. De agosto a outubro deste ano, a previsão é que chova o esperado para esta época do ano.

 Para o engenheiro agrônomo Tiago Borges, do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (CPTec), os agricultores podem aproveitar o potencial de cada região. Existe a probabilidade de chover acima do normal na região norte. Já nas regiões sul e sudeste, deve acontecer alternância de períodos chuvosos e de seca.

Tiago Borges recomenda que os produtores aproveitem esta possibilidade para escalonar o plantio e usar culturas diferentes. “Assim, as plantas terão diferentes épocas de maturação, de crescimento e de colheita, diminuindo riscos de uma seca ou excesso de chuva repentina, aumentando os lucros”, afirma.

Uma alternativa é cultivar milho e feijão consorciados, como ensina o curso Integração Lavoura, Pecuária e Eucalipto, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. As duas lavouras possuem plantio semelhantes, e desta forma, podem aproveitar um mesmo espaço. Em seguida, pode-se  utilizar a matéria orgânica deixada por estas culturas após a colheita, para o plantio de espécies arbóreas, como frutas e eucaliptos.
    
De acordo com Borges, o importante é saber conciliar as possibilidades do produtor com as condições oferecidas pelos fenômenos naturais, como é o caso da maior ou menor incidência de chuvas. Desse modo, eles precisam ficar atentos ao regime e à ocorrência de períodos chuvosos.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?