Italianíssimo de natureza, o ciabatta tem esse nome por fazer uma alusão ao seu formato parecido com um chinelo ou pantufa. O pão é branco, retangular, achatado, alongado e muito comercializado com recheios de queijo, frango, presunto, peito de peru, carne seca, entre outros. Para quem gosta de saborear um fondue de queijo, o ciabatta também é um bom acompanhante.
Além disso, esse alimento é bastante energético, sendo fonte de vitaminas, proteínas e minerais. Por isso, é ideal na alimentação de idosos e crianças. Assim, o pão pode ser usado para fazer vários sabores de sanduíches naturais.
Apesar de macio, o ciabatta possui uma casca crocante e o miolo esburacado. Essa característica do miolo se deve pela forma de preparação da massa. No momento de fermentação, formam-se muitos gases no interior do pão e esses são os responsáveis pelos grandes "buracos" do miolo.
A massa, que leva azeite, fica com o sabor e cheiro bem peculiar, por causa desse ingrediente. Os outros materiais utilizados na sua elaboração são a farinha de trigo, água, fermento, sal e melhorador. Um cuidado importante citado pela professora Marina Queiroz, no curso Profissional de Panificação, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é no momento de abrir a massa.
“Antes de passar o rolo na massa para abri-la, é preciso enfarinhar o local, para que ela não agarre. Não use óleo vegetal para esse fim”, alerta Queiroz.
Outra dica da professora é quanto ao uso da carretilha. Essa deve ser ajustada, para que as distâncias entre os cortes seja correto. “Para cortar em um sentido, a distância entre as lâminas deverá ser de sete a oito centímetros, e no outro sentido, o espaço deve ser de aproximadamente 15 centímetros”, acrescenta a professora.
Agora, confira, no vídeo abaixo, a receita do pão ciabatta e o passo a passo para seu preparo.
Por: Ariádine Morgan

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.