O período de chuvas, que começa no final de novembro e pode ir até o fim de janeiro em algumas regiões, é um momento bastante delicado para a apicultura. Nesta época, os zangões são expulsos da colmeia e a rainha põe menos ovos, havendo uma redução da produção de mel, pólen e cera. Este período é chamado de entressafra entre os apicultores que, por sua vez, precisam encontrar soluções para a alimentação das abelhas.
A médica veterinária Érika Jardim, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário do Tocantins (Seagro/TO), afirma que a falta de alimentos é o maior problema do período chuvoso. Segundo ela, algumas práticas de manejo podem reduzir as perdas do apicultor por conta das chuvas. Uma saída, é fornecer uma alimentação à base de mel ou xarope de açúcar pare evitar que as abelhas abandonem a colmeia.
Érika explicou, ainda, que se as abelhas abandonarem a colmeia, esta irá demorar um bom tempo para se recompor, e o apicultor pode perder a melhor época de produção, que acontece com a florada. Ela afirmou que o período de chuvas pode ser divido em dois momentos distintos: num primeiro, mais curto, será feito apenas a manutenção do apiário; no segundo, que deve ter uma duração de dois meses antes da florada, a alimentação precisa ser reforçada, com fontes proteicas e energéticas.
Outros cuidados destacados pela veterinária são uma boa iluminação e ventilação da colmeia e a prevenção do excesso de umidade, para evitar a proliferação de doenças. Estes cuidados podem ajudar a garantir a sobrevivência das abelhas e o fortalecimento delas para o momento da florada, quando ocorre a maior produção.
Por: Maria Clara Corsino.
Fonte: Seagro/TO.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Igor Cesar Lopes Correa
8 de out. de 2020Será que se alimentar só com xarope o que pode acontecer ?

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de out. de 2020Olá, Igor!
Neste caso, recomendamos que procure um especialista na área para ajudá-lo com os detalhes.
Atenciosamente,
Lidiane Lisboa