
Produtores de amendoim de SP, em especial da cidade de Tupã, comemoram a boa colheita, mesmo tendo sofrido uma queda de 10% de produtividade devidos às fortes chuvas. No entanto, apesar de a quantidade ter caído, não atendendo às expectativas dos produtores, a qualidade dos grãos colhidos é excelente e os agricultores não falam em prejuízo.
Mesmo sofrendo o ataque da aflatoxina, fungo que ataca o amendoim, as vagens atingiram o tamanho ideal e os grãos estão bem rosadinhos. Ao que tudo indica, somente na primeira safra no estado, devem ser colhidas cerca de 370 mil toneladas de amendoim, comercializados (atualmente) a R$43,00 a saca. Com a segunda safra, estima-se uma colheita de 386 mil toneladas.
Segundo o engenheiro agrônomo Maurício Danelutti, para explicar o motivo do alastramento da doença aos campos de amendoins, os possíveis motivos foram: ou os produtores entraram mais tarde com o produto contra o fungo, ou a chuva não deixou fazer a aplicação dos produtos químicos corretamente ou, ainda, houve a aplicação, mas a forte chuva lavou tudo.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Globo Rural.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.