WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Centeio é alternativa para alimentação do gado no inverno

A planta pode fornecer boa pastagem ao gado, principalmente de leite, durante o período crítico para outros tipos de forragem

O centeio possui grande resistência ao frio, oferecendo boa pastagem ao gado.

O centeio foi trazido para o Brasil por meio dos imigrantes italianos, acostumados a consumir o pão preto. A cultura despertou interesse dos produtores de grãos por causa da rusticidade e da capacidade de recuperar solos degradados.

A planta adapta-se bem a solos pobres, inclusive os arenosos, pois tem raízes profundas que lhe permite absorver água e nutrientes indisponíveis a outras espécies. Por causa de sua rusticidade,  é mais resistente a pragas e doenças que outras cultivares típicas de inverno.

Outra característica é que o centeio possui grande resistência ao frio. Assim, pode fornecer boa pastagem ao gado, principalmente de leite, durante o período crítico para outros tipos de forragem. Ter essa alternativa é muito importante, uma vez que, segundo o professor Femino Deresz, no curso Produção de Leite a Pasto, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a produção de forrageiras é estacional.

“Geralmente, é possível produzir forragem em quantidade durante seis meses do ano. Em algumas regiões pode ser um mês a mais ou um mês a menos, dependendo da distribuição das chuvas e da temperatura”, afirma Deresz, pesquisador da Embrapa Gado de Leite.

A planta é cultivada no período da entressafra, entre maio e outubro. Nesse tempo, o produtor aumenta a renda ao mesmo tempo em que faz a reposição de nutrientes do solo.

Por: Clara Peron.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!