Um estudo inédito feito pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) analisou as propriedades nutricionais da castanha-de-cotia. Os pesquisadores constataram que ela pode ser conhecida como um alimento funcional, que ajuda a prevenir diversas doenças, entre elas as cardiovasculares, as neurodegenerativas e as inflamatórias.
A castanha-de-cotia ainda não é muito popular no Brasil, mas com a divulgação da pesquisa pode tornar-se a nova queridinha das dietas anti-idade. Típica da região Norte do país, ela possui as mesmas características nutricionais de outras castanhas mais conhecidas, como a noz e a castanha-do-pará. No entanto, possui maiores quantidades de vitamina E, que é antioxidante, e do ácido graxo ômega 9, bastante benéfico contra doenças do coração.
A mestre em Engenharia de Alimenots pela Unesp, Tainara Costa Singh, autora do estudo, explicou que a castanha-de-cotia só traz benefícios se consumida “in natura”. Assim, ela perde as propriedades ao ser torrada, forma de consumo mais comum na região Norte. O uso do óleo da castanha também traz benefícios, podendo ser usado em substituição a outros óleos, como o de girassol.
Porém, a pesquisadora explicou que não foi analisada a presença de substâncias tóxicas na castanha-de-cotia e nem foram verificados qualquer efeito colateral decorrente do consumo excessivo. Outras castanhas, como a do pará, por exemplo, são bastante benéficas, mas podem ser tóxicas se ingeridas em excesso.
A pesquisa foi feita com a análise das propriedades nutricionais de seis elementos diferentes: a castanha-de-cotia, a castanha-do-gargueia, a castanha-sapucaia, a castanha-do-pará, a noz pecan e a noz comum. Os resultados foram apresentados no 23º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA), em Campinas, e serão publicados na Revista do Instituto Adolfo Lutz (IAL).
Por: Maria Clara Corsino.
Fonte: Revista Veja.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

CIRENE VIANNA
8 de mai. de 2018Boa Tarde! Onde posso comprar esta castanha de Cotia? Moro no Rio de Janeiro. Grata, Cirenne

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de mai. de 2018Olá Cirene,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Você pode encontrá-las em lojas de produtos naturais.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Margarida Maria Gonçalves Amado
10 de ago. de 2017Comi uma castanha da cotieira, não demorou muito para fazer efeito. E um laxante poderoso saiu tudo que estava no meu entestino. A castanha e energética, alivia a dor de cabeça, acaba com as palpitações do coração e limpa os pulmões. Quando me sinto inchada ou com dores como uma e me sinto nova.

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de ago. de 2017Olá, Margarida.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.