Após anos sendo tratada como vilã para quem quer manter a forma, a carne de porco se tornou uma opção saudável em comparação à carne bovina. O melhoramento genético e o modo como os suínos são criados mudou e aprimorou a qualidade do produto nos últimos 20 anos. O controle sobre a produção também é bem maior. Segundo nutricionistas, a carne suína está chegando às nossas mesas mais saudáveis do que a de boi.
A nutricionista da Universidade de Brasília, Raquel Adjafre, afirma que, dependendo do corte, a carne de porco tem até 50% menos gordura e colesterol, inclusive se comparada ao frango. De acordo com ela, uma coxa de frango sem pele possui o triplo de gordura da mesma quantidade de acém suíno.
Raquel destaca que é importante consumir apenas carnes certificadas com selo de inspeção sanitária para garantir a qualidade. Outra recomendação é dar preferência para a carne assada. Caso prefira fritura, apenas não reaproveite a gordura (banha) que fica na panela. O modo de preparo do prato também deve ser observado. “Escolha peças mais magras, sem capa de gordura e não acrescente óleo ao preparo”.
Além disso, a chef de cozinha Eiji Tomimatsu, professora do curso Cozinha Brasileira, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, indica que a carne de porco pode ser cozida com outros alimentos, que completam uma refeição saudável. Por exemplo, na receita Costela Suína com Repolho Roxo e Purê de Maçã, ensinada no curso, os vegetais complementam os valores nutricionais referentes a uma alimentação adequada.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Fátima Rodrigues
5 de dez. de 2019Tenho interesse em comprar. Sou do Rio de Janeiro.

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de dez. de 2019Olá,Fátima Rodrigues
Tudo bem?
Agradecemos sua visita ao nosso site.
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para assim atendê-la da melhor forma possível.
Atenciosamente,
Erika Lopes