
O Brasil conta com mais de 200 milhões de cabeças, o que garante a produção de 10 milhões de toneladas de carne/ano.
O aumento do consumo mundial de carne e a consequente elevação na demanda do produto pode fazer do Brasil o maior fornecedor em escala global. De acordo com estimativas do USDA – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, haverá um crescimento de 2,1% no comércio mundial, com destaque para a projeção de 8,1% de aumento nas vendas externas brasileiras.
Os embarques brasileiros devem somar cerca de dois milhões de toneladas em equivalente carcaça, segundo indicativo para este ano do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Atualmente, o país conta com mais de 200 milhões de cabeças, o que garante a produção de 10 milhões de toneladas de carne/ano. Dentre essas, a maioria é exportada para Rússia, União Europeia e Irã.
No curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor Adilson de Paula Almeida Aguiar destaca o interesse e a participação dos produtores no desenvolvimento da pecuária. “No cenário atual, os pecuaristas têm procurado soluções para o seu negócio. Isso pode ser evidenciado pela participação desses em dias de campo, palestras e cursos. Os mesmos têm usado, na prática, as tecnologias indicadas pela pesquisa e pela extensão”.
As condições climáticas do país ajudam na criação. O clima tropical, com luminosidade constante, o bom volume de chuvas e a temperatura média elevada contribuem para o aumento da produção de alimento para o rebanho. As pequisas, que desenvolvem novas tecnologias para formação de pastagens e para o melhoramento genético do rebanho, aliadas ao empreendedorismo brasileiro, tonam as expectativas ainda mais tangíveis.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.