O dia-a-dia do restaurante começa cedo. Além da arrumação do local, distribuição dos talheres, organização das mesas e preparação dos alimentos, que começam logo no início da manhã, alguns preparativos acontecem já no dia anterior. É o caso do cardápio, que deve ser elaborado com antecedência.
Na hora de pensar no que será servido, é preciso levar em consideração alguns fatores, como as preferências dos clientes, o que é mais consumido diariamente e a temperatura do dia, por exemplo. Evite repetições e procure combinar os pratos entre si. Vale, também, consultar livros de receita, para poder inovar nas preparações.
A professora Ana Francisca de Oliveira Rodrigues, no curso Como Montar um Restaurante Self-Service, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, comenta que “mesmo que seja um restaurante com culinária definida, como a comida mineira, é importante variar o cardápio, oferecendo outras opções, além de servir pratos especiais para quem faz dieta. Assim, é possível atender ao gosto de um maior número de clientes.”
Com o tempo, observa-se que certas pessoas voltam ao restaurante por causa de determinados pratos e, então, pode-se estabelecer um cardápio básico, com algumas variações. Isso traz mais praticidade, em todos os sentidos, pois assim, é possível programar com eficiência as compras. Facilita também o trabalho das cozinheiras, que dessa maneira terão um esquema ordenado do serviço.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

claudiana ribeiro de sena
12 de fev. de 2014bom dia eu gostaria de recebe sugestão de cardápio para o meu restaurante de povão. Muito grato.

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de fev. de 2014Olá, Claudiana!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
A cocepção básica do projeto está assentada na oferta de um serviço do tipo self-service padrão, que compreende a seguinte composição de produtos:
A - Grupo alimentação:
Carnes (peixe, frango, boi e porco)
Guarnições: arroz, feijão, macarrão, entre outros
Purês, suflês, cremes e milho
Tortas e empadões
Verduras e maioneses
Saladas e folhas
Frutas
B - Bebidas:
Refrigerantes
Sucos
Água
Cerveja
C - Complementos:
Chips
Balas
Sugestão de um cardápio:
Arroz branco
Arroz c/alho
Feijão batido
Feijão inteiro
Farofa
Filé de peixe
Filé de frango empanado
Galinha mineira
Moela ao molho
Lagarto ou Pernil
Macarrão ao alho/óleo
Moranga
Chuchu c/ bacalhau
Couve
Suflê de cenoura
Torta salgada
Banan empanada
Bolinho de legumes
Ovo frito
Salgadinhos
Batata frita
Polenta
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos