Das brincadeiras com palmas e pés, depois com instrumentos de percussão, é possível avançar um pouco mais com a turma, passando a trabalhar também a interação, partindo para atividades em que todos têm de colaborar para que tudo dê certo e para que seja divertido. E, num primeiro momento, a melhor coisa para que essa interação ocorra na musicalização, é o uso das canções de roda.
Essas são de fácil assimilação, pois as rimas e a métrica usadas são muito simples, e ainda por cima, despertam a vontade de cantar. A professora pedagoga Maurícia Schitine, no curso Musicalização Infantil, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, orienta: “comece usando uma cantiga bem simples, como, por exemplo, 'Olha palma, palma, palma, olha pé, pé, pé', que se parece muito com as atividades rítmicas com o corpo. É uma brincadeira muito interessante que combina letra, melodia e a marcação do compasso de forma coordenada.”
Outra canção, com a qual pode-se intensificar a interação, é a brincadeira do chapéu. Essa é uma atividade em que há necessidade de contato. Uma criança recebe um chapéu na cabeça, e deve passá-lo para o próximo da roda, escolhendo aleatoriamente entre os colegas aquele que ficará com o objeto.
Nessa atividade, além de cantar e dançar na rodinha, as crianças precisam estar atentas ao momento certo de passar o chapéu. Isso leva a um verdadeiro exercício de harmonia e respeito ao outro e ao grupo. “Todos precisam participar para a brincadeira dar certo, e todos têm de respeitar a hora de cada um fazer sua parte”, explica a pedagoga, especialista em educação infantil.
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